12 Fatos curiosos sobre a Suíça que causam surpresa nos estrangeiros

Posted on

A Suíça é um belo país europeu famoso por seus alpes, chocolates e paisagens magníficas. Mas o país não se resume a isso, já que possui várias outras características interessantes, sendo muitas uma grande surpresa para quem não reside por lá. Veja abaixo alguns fatos inusitados sobre a Suíça que farão você ver o país com outros olhos.

1 – A população local não gosta de fazer pagamento com cartões

Apesar do sistema bancário altamente desenvolvido da Suíça, seus moradores raramente usam cartões para pagar alguma coisa. Eles preferem dinheiro em espécie, até mesmo quando vão comprar algo de maior valor, como um carro, por exemplo. Os suíços acreditam que assim fica mais fácil de controlar suas despesas e gastar menos.

2 – Os passageiros recebem dinheiro se seu meio de transporte se atrasar

Enquanto em outros países o transporte público ultrapassa os limites da precariedade e da falta de respeito, na Suíça as coisas são bem diferentes. Quando um meio de transporte se atrasa 1 hora ou mais, o passageiro tem direito a indenização, que pode ser até 50% do preço da passagem. Se o passageiro for obrigado a procurar uma pernoite devido a um atraso em uma viagem entre cidades, a empresa de transporte é obrigada a reembolsar os custos por isso. Apenas se o atraso for devido a um desastre natural é que não há essa indenização.

3 – Os suíços gostam de maquiar a realidade na hora de procurar emprego

Ao começar a trabalhar, os suíços tentam mostrar o seu melhor diante do RH. De acordo com um estudo de 2020, quase 60% dos currículos não são verdadeiros, já que eles os suíços costumam exagerar um pouco nas qualificações.

4 – Uma família – 3 contas no banco

Os jovens casais suíços preferem abrir três contas bancárias após o casamento. Uma delas deve ser destinada às despesas obrigatórias conjuntas, e as outras duas às necessidades pessoais de cada um dos parceiros, como hobbies ou roupas, por exemplo.

5 – Produtos de higiene feminina gratuitos

Ativistas na Suíça instalaram máquinas de venda automática com tampões e absorventes gratuitos em escolas e universidades de todo o país, para ajudar as mulheres que são pegas de surpresa.

6 – Suíços econômicos desligam o Wi-Fi em casa

Internet móvel ilimitada é o que os jovens residentes da Suíça escolhem hoje. Eles mudam para o plano tarifário apropriado e, em seguida, simplesmente ativam o ponto de acesso em seu telefone para usar a rede enquanto trabalham em um laptop ou computador de mesa, ao invés de usarem o wi-fi.

7 – Chocolate para mulheres

Os moradores da Suíça adoram chocolate, não é a toa que o país ocupa o primeiro lugar no mundo em quantidade de chocolate consumido. Não é de se estranhar que por lá  vendem barras de chocolate feitas especialmente para mulheres. Segundo os fabricantes, esses chocolates podem aliviar as cólicas durante a menstruação, pois incluem 17 tipos de ervas alpinas.

8 – Os Suíços adoram reciclar

As pessoas na Suíça tentam reciclar qualquer lixo: jornais, latas, vidro e até papel higiênico usado. Os alimentos também estão sujeitos a isso – os suíços costumam reaproveitar o óleo que seria jogado fora, por exemplo.

9 – O chiclete é um tabu na Suíça

Mascar chiclete alto é especialmente irritante para os habitantes locais. Eles consideram que este é o cúmulo da falta de educação. Recomenda-se aos turistas que lutem contra a tentação de tirar sua goma de mascar favorita do bolso e mastigá-la de forma “irritante” em um local público na Suíça.

10 – Ao contrário do chiclete, cuspir é normal

Os moradores da Suíça não veem nada de errado em cuspir na rua. A mesma coisa vale para assoar o nariz. Os habitantes locais têm a habilidade de assoar o nariz extremamente alto em todos os lugares públicos.

11 – Não é falta de educação não deixar gorjetas para os garçons

É normal não querer deixar nenhuma gorjeta para os garçons. Mas quando um cliente ainda quer expressar gratidão de uma maneira especial pelo bom serviço, ele simplesmente arredonda a conta. Por exemplo, se o almoço custa 14,5 francos suíços, o visitante dará 15 francos e dirá: “Fique com o troco, por favor”.

12 – O povo suíço culpa o “vento” por todos os seus problemas

Föhn é o nome do vento que às vezes sopra dos Alpes. Os suíços culpam o vento Föhn por vários problemas. Eles usam esse fenômeno natural para explicar suas dores de cabeça, mudanças de humor e até mesmo acidentes de carro, por exemplo.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)