Como são dez produtos populares antes de ficarem prontos para o consumo

Posted on

Você já parou para pensar como são alguns produtos que você normalmente utiliza, antes de chegarem às prateleiras das lojas? Durante o seu processo de produção, muitas coisas que consumimos são bem diferentes de quando já estão prontas. Bons exemplos disso são a Coca-Cola, esmaltes para unhas e até mesmo as vassouras. Veja como são alguns produtos populares antes de ficarem prontos para o consumo.

1 – Vassouras

Embora existam muitos tipos diferentes de vassouras, existe uma que é feita a partir de garrafas de plástico recicladas. Na verdade, é uma forma criativa de reaproveitar o plástico e ajudar a salvar o meio ambiente.

2 – Goma de mascar

Antigamente, as pessoas costumavam fazer a goma de mascar a partir da cera de abelha, de galhos aromáticos e até de resina de árvore. Hoje, a goma de mascar é feita a partir de um chicle semelhante ao látex natural extraído das árvores. Alguns dos usados para goma são jelutong, resina de pinheiro ou guta-percha. Durante a produção, a goma adquire uma forma parecida com leite.

3 – Noz-moscada

A noz-moscada que geralmente compramos é muito diferente antes de chegar às lojas. Ela é nativa das Índias Orientais, cresce em árvores, a semente é selada em uma casca e a própria semente em um arilo vermelho. Quando está madura, a casca externa se quebra e cai no chão ou é arrancada e o arilo também é cortado.

4 – Lâmpada de lava

O que acontece na lâmpada de lava se deve ao tipo certo e à quantidade de ingredientes usados em seu interior. Embora a proporção exata e os ingredientes sejam mantidos em segredo, existem dois que são muito conhecidos: cera de parafina e óleo. O óleo ajuda a cera a aquecer e uma vez aquecida, ela sobe lentamente, depois começa a esfriar e desce novamente, daí vem o movimento da cera.

5 – Espelho

Os espelhos existem há muitos anos e são essenciais em nossas casas e nos carros, por exemplo. Hoje, o método para fazer um espelho é bastante simples. A base para a sua confecção é uma placa de vidro normal. Então, existem diferentes tipos de revestimentos reflexivos que são aplicados. Isso ocorre porque uma das camadas não pode aderir diretamente ao vidro, mas precisa da ajuda das outras.

6 – Garrafas de água

A maioria dos líquidos, como refrigerantes e água, são vendidos em garrafas plásticas. Existem alguns tipos de plástico que os fabricantes usam para fazer as garrafas. No entanto, elas não são feitas exatamente no tamanho que é comercializado. Por exemplo, as garrafas de galão começam como pequenos tubos que posteriormente são inflados e moldados para ficar do tamanho que conhecemos.

7 – Coca-Cola

A receita original de sucesso da Coca-Cola só é conhecida por duas pessoas que não têm permissão para viajar juntas, e a receita em si é mantida em um cofre seguro. Mas um ingrediente é bem conhecido: a noz-de-cola. Esta noz é encontrada na África Ocidental e o cultivo tem acontecido em muitos lugares. Na Europa, foi introduzido por volta de 1.500 e, no século 19, muitos produtos passaram a utilizá-lo.

8 – Esmalte de unhas

O esmalte de unhas é uma invenção moderna do século 20. As empresas usam diferentes tipos de ingredientes e produtos químicos para fazer esmaltes. Um desses ingredientes é comum em todos eles: nitrocelulose. Trata-se de um ingrediente líquido que é misturado com fragmentos minúsculos de algodão.

9 – Castanha de caju

A castanha de caju é deliciosa e também uma mais caras, e há uma boa razão para isso. Todo o processo pelo qual a castanha tem que passar antes de chegar até nós é longo e exige muito trabalho. A casca que envolve o caju é tóxica e deve passar por diferentes etapas para se tornar comestível.

10 – Chips de batata

Para produzir chips de batata, a maioria das empresas faz uma mistura de água, flocos de batata e amido de milho. Posteriormente, a mistura é prensada em uma massa e cortada em forma de chips com um molde. O próximo processo é fritar por cerca de 11 segundos. Depois que o excesso de óleo é drenado, eles são temperados, embalados e entregues às lojas.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)