11 Tradições natalinas de outros países que podem causar certa estranheza

Posted on

As tradições de Natal podem variar muito em cada país, e algumas delas acabam nos surpreendendo bastante, afinal, as culturas são muito diferentes dependendo da localidade. Já imaginou comer lagartas fritas ou pele de baleia no Natal, ou sair patinando pela cidade? Em alguns países isso é bem comum, embora possa nos assustar um pouco. Veja abaixo algumas tradições de Natal que certamente você nunca ouviu falar, mas que são muito significativas para os habitantes de certos países.

1 – Na África do Sul, lagartas fritas são o prato principal do Natal

Lagartas fritas são ricas em proteínas, e na África do Sul são o prato principal do Natal. Os habitantes locais costumam comê-las fritas ou cozidas com molho de tomate.

2 – Na Groenlândia, eles comem pele de baleia e aves marinhas fermentadas

Os moradores da Groenlândia costumam comer um prato especial chamado “mattak”, feito de pele de baleia. Eles também comem “kiviak” que é a carne crua de auks (uma espécie de pássaro marinho) fermentada em pele de foca.

3 – Na Espanha, as pessoas usam roupas íntimas vermelhas na véspera de Ano Novo e comem 12 uvas

Na véspera de Ano Novo, os locais comem 12 uvas à meia-noite, e é preciso comer em apenas 12 segundos. Cada uva representa um mês e se a pessoa conseguir comer todas em apenas 12 segundos, terá boa sorte. Além disso, eles costumam usar roupas íntimas vermelhas, pois também é sinal de sorte. Pode até ser uma meia, desde que a pessoa tenha ganhado de presente.

4 – Os venezuelanos patinam para comemorar o Natal

Na Venezuela, a patinação acontece na véspera de Natal, e essa tradição se popularizou tanto que as autoridades tiveram que fechar as ruas para que todos pudessem patinar com mais segurança. Não se sabe ao certo como surgiu esse costume, mas acredita-se que seja uma alternativa ao trenó, devido às altas temperaturas no país.

5 – Na Finlândia, uma longa sessão de sauna na véspera de Natal é obrigatória

Na véspera de Natal, todo finlandês se prepara para uma longa e relaxante sessão de sauna antes da ceia. É considerada uma ótima forma de limpeza para esse dia tão esperado.

6 – Na República Tcheca, as mulheres jogam sapatos para saber quando vão se casar

De acordo com essa tradição natalina, as mulheres solteiras precisam ficar de costas para a porta e jogar o sapato. Dependendo de como o sapato vai “pousar”, elas saberão se vão se casar em breve. Se o dedo do pé estiver apontado para a porta, casarão rápido. Caso contrário, demorará.

7 – Na Islândia, eles oferecem roupas novas para quase qualquer pessoa.

A Islândia não tem apenas um Papai Noel, mas sim 13, os chamados Yule Lads. Eles vêm 13 dias antes do Natal e deixam presentes no calçado das crianças. Seus pais trolls, Gryla e Leppaludi, são duas figuras folclóricas do país. Eles têm um grande gato preto, conhecido como o gato do Natal. A lenda diz que se uma pessoa não receber nenhuma roupa nova no Natal, o animal irá devorá-la.

8 – No Japão, o bolo Kurisumasu keki se destaca nas festas de fim de ano

No Japão, o bolo Kurisumasu keki é feito para comemorar o Natal e o Ano Novo. Ele é vermelho e branco, feito de pão de ló, chantilly e morangos, e é bastante popular no país.

9 – Na Etiópia, as pessoas usam roupas brancas tradicionais no Natal

Ganna, como é chamado o Natal na Etiópia, é celebrada no dia 7 de janeiro. Os locais geralmente usam roupas tradicionais brancas longas, chamadas de “netela”. Todos se reúnem para a celebração e cantam músicas natalinas.

10 – Nos EUA, milhares de pessoas se vestem como o Papai Noel na SantaCon

SantaCon é um evento americano que começou em San Francisco em 1994, mas rapidamente se espalhou para outras cidades do mundo. Muitas pessoas se reúnem vestidas de Papai Noel ou de qualquer outro personagem de Natal e comemoram juntas nas ruas americanas.

11 – Os noruegueses escondem todas as vassouras e esfregões

Na Noruega, as pessoas têm o costume de esconder todas as vassouras e esfregões na véspera de Natal porque há uma crença de que bruxas ou outros espíritos malignos podem levá-los embora.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)