10 Coisas do passado que voltaram para os dias de hoje e fazem o maior sucesso

Posted on

Algumas coisas que usamos hoje se parecem muito com invenções antigas que foram aperfeiçoadas, e muitas vezes achamos que é algo inédito, quando na verdade não é bem assim. Muitas das invenções novas para nós existiram centenas de anos atrás, embora não pareçam, como a esteira elétrica e os pedalinhos. Veja abaixo alguns desses itens que são uma verdadeira viagem no tempo.

1 – Patinete elétrico

O patinete elétrico foi fabricado entre 1915-1922 em Nova York. Ele foi patenteado em 1916 e, embora fosse bastante eficiente na época, não era amplamente distribuído. No entanto, hoje em dia, ele é muito utilizado pelas pessoas, inclusive nas grandes cidades.

2 – Óculos de realidade virtual para TV

Esse dispositivo foi construído por Hugo Gernsback, em 1936, mas, infelizmente, o projeto não foi muito bem aceito, afinal, ele estava muito à frente de seu tempo. Mal seu inventor sabia que o projeto faria sucesso hoje.

3 – Lava-louças

A primeira máquina de lavar louças foi inventada e patenteada em 1850. Ela era feita de madeira e precisava ser acionada manualmente enquanto a água borrifava a louça. Vários anos depois, em 1865, uma patente foi concedida a um dispositivo muito semelhante, apenas com algumas diferenças. Naquela época, este dispositivo não era aceito porque não era muito prático de usar. Mas hoje em dia, em muitas casas há lava-louças.

4 – Hidrociclo

Acredita-se que o registro mais antigo de um hidrociclo seja o projeto de uma embarcação movida por 2 pedais criada por Leonardo da Vinci. A foto abaixo data de 1930 e foi tirada em uma exposição de Estocolmo.

5 – Óculos para ler na cama

Os óculos Hamblin, também conhecidos como óculos preguiçosos, foram projetados em 1936. Seu objetivo era tornar mais fácil a leitura na cama, sem a necessidade de empilhar travesseiros sob a cabeça. Embora o primeiro modelo criado nunca tenha ido para frente, hoje é possível encontrar à venda esse objeto que torna a leitura tão prática.

6 – Pedalinho

A hidrocele era uma embarcação parecida com uma bicicleta. Esta máquina remonta à década de 1870 e funcionava por meio de uma manivela e pedais. Hoje, os pedalinhos se parecem muito com esta máquina e são usados principalmente em parques.

7 – Sauna portátil

Embora a sauna portátil só seja tendência agora, ela foi inventada muito antes de nós pensarmos, por volta dos anos 50.

8 – Triciclo aquático

A “bicicleta aquática” foi inventada por volta de 1890, e consistia em 3 rodas ocas e herméticas com remos fixados em seu exterior. Um triciclo de aparência muito semelhante é usado hoje em dia para atravessar rios, lagos e praias com facilidade.

9 – Copos menstruais

Nas décadas de 1860 e 1870, os primeiros protótipos de copos menstruais foram patenteados, mas a maioria não chegou ao mercado. Em 1937, a atriz americana Leona Chalmers projetou e patenteou os primeiros copos menstruais contemporâneos, muito parecidos com os que são vendidos atualmente.

10 – Esteira

A primeira patente de uma esteira como máquina de exercícios foi criada em 1913. Ela foi projetada para a prática de exercícios físicos e também para auxiliar no diagnóstico de doenças pulmonares e cardíacas.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)