25 Curiosidades interessantes sobre a Islândia que mostram que ela é um país fora do comum

Posted on

A Islândia é um país insular no norte da Europa, com uma pequena população de cerca de 360.000 habitantes. A capital e maior cidade da Islândia é Reykjavik, concentrando uma grande parte da população.

É difícil ouvirmos falar sobre algo de lá, já que o país não está tanto “sob os holofotes” quanto outros países, mas a verdade é que a Islândia é um país magnífico e repleto de peculiaridades que muitos desconhecem. Veja abaixo alguns fatos sobre a Islândia que mostram que ela é um país realmente diferenciado.

1 – Pessoas da mesma família podem ter sobrenomes diferentes

Na Islândia, eles têm seu próprio sistema de sobrenomes. Quando duas pessoas se casam, elas mantêm seus próprios sobrenomes, não adotando o sobrenome do cônjuge. Se eles têm um filho, então seu sobrenome é formado pela adição do sufixo ‘-son’ ao primeiro nome de seu pai ou mãe, enquanto o nome de uma menina seria formado pela adição do sufixo ‘-dóttir’. Os sufixos significam “filho” e “filha”, respectivamente.

2 – Na cidade de Akureyri, os semáforos têm corações vermelhos em vez de círculos

A crise econômica de 2008 foi realmente devastadora para a Islândia e, a fim de alegrar um pouco as pessoas, a administração da cidade de Akureyri resolveu adotar coisas simples que têm grande impacto. A cidade então transformou os semáforos vermelhos em corações, e a ideia acabou sendo bem recebida pelos moradores.

3 – A primeira mulher eleita democraticamente presidente do mundo foi a presidente da Islândia Vigdís Finnbogadóttir, em 1980

Vigdís Finnbogadóttir é uma política islandesa que foi a primeira mulher a ser eleita democraticamente como presidente no mundo. Ela também é a única mulher presidente da Islândia até o momento.

4 – O único mamífero terrestre nativo da Islândia é a raposa do Ártico

A Islândia foi colonizada pela primeira vez no século IX e então o único mamífero terrestre nativo foi a Raposa do Ártico. Esses animais chegaram à ilha no final da era do gelo, caminhando sobre o mar congelado.

5 – Na Islândia há uma rocha gigante em forma de cabeça de elefante

A rocha do elefante é uma enorme rocha encontrada nas ilhas Westman, na Islândia. As Ilhas Westman se formaram após uma série de erupções vulcânicas e a última erupção que causou muitos danos foi em 1973. Acredita-se que a rocha do elefante se formou a partir dessa erupção.

6 – Não há mosquitos na Islândia

Existem aproximadamente 1.300 tipos de insetos na Islândia, mas nenhum mosquito. As temperaturas na Islândia às vezes ficam muito baixas ou aumentam inesperadamente, o que interfere no ciclo de vida dos mosquitos.

7 – Livros são considerados bons presentes de Natal

Os islandeses adoram ler. A maioria dos livros é vendida no final do ano, próximo ao Natal, quando as pessoas costumam dar livros como presentes. Essa tradição nacional é chamada de Jolabokaflod. Os livros são presenteados na noite de 24 de dezembro e as pessoas passam a noite lendo.

8 – A Islândia é o único lugar no mundo onde é possível nadar entre duas placas tectônicas

A fissura Silfra da Islândia é o único lugar no mundo onde se pode nadar entre duas placas tectônicas. Trata-se de uma fenda entre continentes formada por causa da separação das placas tectônicas.

9 – É possível dirigir por todo o país em menos de 24 horas

O anel viário é uma maneira perfeita para os turistas apreciarem a paisagem e a cultura da Islândia. Tem 828 milhas (1332 quilômetros) de comprimento e circunda a circunferência do país. É possível dirigir por tudo isso em menos de 24 horas, mas a maioria dos guias turísticos recomenda dedicar pelo menos uma semana para apreciar melhor os atrativos do país.

10 – As cores da bandeira da Islândia simbolizam os três elementos da paisagem do país

A bandeira da Islândia é azul com uma cruz branca e uma cruz vermelha dentro da cruz branca, que não estão no centro, mas mais à esquerda. A cruz representa o Cristianismo, e as cores da bandeira refletem os três elementos que compõem a paisagem do país. O vermelho é o fogo resultante dos vulcões, o branco representa o gelo e a neve, e o azul representa as montanhas.

11 – Crianças ganham presentes de Natal dos Rapazes de Yule

Os Rapazes de Yule são uma espécie de Papais Noéis da Islândia. Nos 13 dias que antecedem o Natal eles levam presentes para as crianças. Eles são 13, cada um com uma personalidade diferente, parecidos com os sete anões.

12 – A Islândia tem cerca de 130 vulcões e aproximadamente 30 deles estão ativos

A Islândia está situada na crista mesoatlântica, que separa as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia. Essas placas tectônicas estão em constante movimento, afastando-se umas das outras, de modo que o espaço entre elas se enche de magma, que sobe na forma de erupções vulcânicas.

13 – Os pais na Islândia devem escolher nomes para seus bebês a partir de uma lista

Na Islândia, não é possível dar o nome que quiser ao seu filho. O processo de nomeação de bebês é regulamentado pelo Comitê de Nomeação da Islândia. Eles criaram uma lista de nomes aprovados e, em 2012, continha 1.712 nomes masculinos e 1.853 nomes femininos. Se os pais quiserem dar ao seu bebê um nome que não está na lista oficial de aprovados, eles devem enviar o nome ao comitê para aprovação.

14 – Os pais na Islândia costumam deixar seus bebês dormindo ao ar livre no frio

Pode parecer absurdo, mas é um costume muito comum por lá. Os bebês ficam vestidos adequadamente e cobertos, mas mesmo assim, a maioria dos pais de outros países ficaria desconfiada em deixar seu filho no frio. No entanto, na Islândia, acredita-se que dormir no frio estimula o sistema imunológico das crianças e contribui para um melhor descanso.

15 – Os cães foram proibidos de 1924 a 1984 em Reykjavik

Na capital do país, Reykjavik, as pessoas foram proibidas de ter cães como animais de estimação de 1924 a 1984. Descobriu-se que os cães eram portadores de equinococose, um tipo de tênia que pode ser transmitida de cães para humanos, e que é muito perigosa. Agora não há mais essa proibição.

16 – A comida mais famosa da Islândia é o cachorro-quente

Os cachorros-quentes são praticamente o prato nacional da Islândia. O lugar mais famoso para comprar um cachorro-quente na Islândia é Baejarins Beztu Pylsur. O nome se traduz como “a melhor barraca de cachorro-quente da cidade”.

17 – De 2010 a 2014, o prefeito de Reykjavik era um comediante sem formação política

Jón Gnarr é um ator e comediante conhecido na Islândia, e também é um político. Em 2010, o comediante apresentou sua candidatura a prefeito de Reykjavik, apenas por diversão, um gesto satírico. Mas, para a surpresa de todos, ele realmente venceu e foi prefeito entre 2010 a 2014. Lembra algum caso famoso no Brasil?

18 – 54% da nação islandesa acredita que elfos existem e que há até uma escola de elfos em Reykjavik

De acordo com a Elfschool, 54% dos islandeses acreditam que os elfos são reais e ainda mais pessoas respeitam as tradições e mitos que os cercam. No país, é possível encontrar pequenas casas de elfos para as pessoas se lembrarem de sua presença sobrenatural.

19 – No dia 1º de março é comemorado o dia da cerveja

A cerveja é muito popular entre os islandeses, mas essa bebida foi considerada ilegal durante um bom tempo. Quando, após 74 anos, em 1º de março, a proibição da cerveja foi finalmente revogada, esse dia foi marcado como Dia da Cerveja na Islândia.

20 – Não existe um sistema ferroviário público na Islândia

A Islândia não tem um sistema ferroviário público. Uma ferrovia foi construída para ser usada na construção de quebra-mares do porto e outra para transporte de produtos e materiais para uma das primeiras fazendas industriais do país, mas não é aberta ao público. Uma das principais razões para não fazer um sistema ferroviário público é que a população é muito reduzida.

21 – O Parlamento islandês é o mais antigo do mundo

O parlamento nacional da Islândia é chamado de Althingi. É o parlamento mais antigo do mundo que ainda funciona até hoje. Foi fundado em 930 e hoje é chamado de Parque Nacional Thingvellir.

22 – Reykjavik é a capital mais setentrional do mundo

A capital da Islândia, Reykjavik, é a capital de um estado soberano mais ao norte do mundo. A cidade mais ao norte da Islândia é a cidade de Siglufjörður, com uma população de apenas 1.300 pessoas.

23 – Os islandeses desenvolveram um aplicativo que informa se eles são parentes da pessoa que estão paquerando

A população da Islândia é de apenas 360.000 habitantes, e em uma ilha tão pequena, há uma chance de que você tenha primos distantes que você nem conhece. Também existe a chance de um islandês sair com eles acidentalmente. É um problema tão grande que, em 2010, eles até desenvolveram um aplicativo para verificar se o novo pretendente tem alguma relação de parentesco com eles ou não.

24 – Não há McDonald’s na Islândia

O primeiro McDonald’s na Islândia foi inaugurado em 1993, mas a rede de fast-food não sobreviveu por tanto tempo. Em 2009, o último restaurante foi encerrado e não foram abertos novos, e os islandeses parecem não sentir muita falta.

25 – Em islandês, há uma palavra que significa “Viagem de sorvete”

Os islandeses adoram sorvete, apesar de lá fazer muito frio. Na verdade, eles amam tanto sorvete que têm uma palavra que, em essência, significa dirigir por aí e comer sorvete. A palavra é ísbíltúr.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)