8 Curiosidades sobre esportes que a maioria das pessoas desconhece

Posted on

Praticar esportes traz muitos benefícios para o corpo e para a mente. Algumas pessoas não gostam de praticar esportes, mas gostam de assistir aos jogos e torcer por seus times e atletas favoritos.

Existem alguns fatos interessantes sobre diferentes tipos de esportes que poucas pessoas sabem e que podem te surpreender, conheça abaixo alguns deles.

1 – Os jogadores de futebol usam uma espécie de “sutiã” especial

Às vezes, os jogadores de futebol usam um top que parece um sutiã por baixo da camiseta para melhorar a qualidade de seu desempenho. Esses tops são rastreadores que monitoram a frequência cardíaca, o metabolismo, sua posição no campo e outros dados. É um sistema completo que permite aos treinadores ver as informações sobre a aptidão física dos jogadores e diminuir as chances de eles se machucarem.

2 – Muitos atletas usam fitas coloridas no corpo

Muitos atletas, principalmente durante as Olimpíadas, usam fitas coloridas no corpo. Essas fitas são usadas em medicina esportiva, são presas ao músculo da articulação para diminuir a dor após uma lesão ou prevenir alguns movimentos perigosos.

3 – Ciclistas profissionais urinam durante a corrida

Durante a maior das corridas de bicicleta, o Tour de France, os ciclistas precisam viajar centenas de quilômetros por vários dias. Eles passam horas em suas bicicletas e bebem muita água. Nessas circunstâncias, eles esperam até que a corrida diminua a velocidade e urinam no acostamento. Mas às vezes é impossível, então eles precisam fazer xixi durante a corrida mesmo.

4 – Grunhir é benéfico aos jogadores de tênis

Quando assistimos a um jogo de tênis, é normal percebermos o grunhido dos atletas. Os profissionais dizem que grunhir lhes dá uma chance melhor de vencer e estudos confirmam isso. A maioria dos jogadores de tênis rebate a bola ao expirar e grunhir torna o golpe mais poderoso. Além disso, o grunhido no momento do golpe não permite que seu adversário ouça a bola encostando na raquete, sendo mais difícil reagir ao jogo.

5 – Há um bom motivo para as ginastas se apresentarem descalças

Algumas ginastas se apresentam descalças porque os pés sem meias ou sapatos fornecem mais tração, o que os ajuda a se agarrar a algo com os dedos, se necessário.

6 – A maquiagem das nadadoras sincronizadas esconde um segredo

As nadadoras sincronizadas precisam ficar visíveis para que os juízes e os espectadores possam ver suas expressões faciais. É por isso que elas usam bastante maquiagem e misturam tons com vaselina para evitar que a maquiagem saia.

7 – Os nadadores usam duas toucas para melhorar seu desempenho

Na natação, as frações de segundos realmente importam, e é por isso que os atletas fazem de tudo para ficar um pouco mais rápidos. Por exemplo, eles raspam o corpo inteiro para diminuir a resistência à água e usam óculos de proteção muito leves. Eles também usam duas toucas, porque elas seguram melhor os óculos. Primeiro, é colocada a primeira touca, depois os óculos e a outra touca.

8 – A bola de basquete é desta cor por um motivo

As bolas alaranjadas são usadas porque é uma cor brilhante que os jogadores e espectadores podem identificar facilmente. Além disso, o padrão de finas linhas pretas torna a bola mais durável e mantém a forma redonda por mais tempo.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)