15 Lindas catedrais ao redor do mundo que deveríamos visitar ao menos uma vez

Posted on

Catedral é o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo, uma igreja da qual ele lidera sua diocese. O mundo é repleto de belas catedrais que são muito procuradas inclusive por aqueles que não são religiosos, mas admiradores de tamanhas construções. Além da espiritualidade, história e paz que elas trazem, é interessante notar também suas belas arquiteturas, desde as góticas até as mais modernas.

Conheça algumas das mais lindas catedrais situadas em diversos países, que valem a pena pelo menos uma visitação durante uma viagem.

1 – Catedral de Milão, Itália

O arcebispo Antonio da Saluzzo começou a construir a Catedral de Milão em 1386. O que nos surpreende é que levaria 600 anos até que a construção fosse concluída, em 1965. A Catedral de Milão é a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa

2 – Catedral de São Basílio, Moscou, Rússia

O prédio fica na Praça Vermelha de Moscou. Desde os primeiros anos bolcheviques, o espaço não tem sido usado normalmente como um local religioso, e hoje as torres coloridas abrigam um museu – embora missas ortodoxas russas ainda sejam realizadas em seu interior de vez em quando.

3 – Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral), Londres, Inglaterra

Após o Grande Incêndio de Londres, o arquiteto Sir Christopher Wren recebeu a missão de construir uma nova Catedral de São Paulo no local da danificada estrutura gótica medieval antiga. Algumas das melhores vistas de Londres podem ser vistas do topo da St. Paul’s.

4 – Catedral de Notre-Dame de Reims, França

A catedral moderna data do século 13 e é de estilo gótico, com as restaurações necessárias feitas ao longo dos anos. Hoje, o governo francês é dono do local e a Igreja Católica tem permissão para usar o espaço.

5 – Catedral Metropolitana da Cidade do México

Essa catedral existe há centenas de anos, desde a conquista dos astecas pelos espanhóis. O interior apresenta abóbadas elevadas e o exterior apresenta duas torres sineiras com 25 sinos no total. Em 2007, uma caixa oculta foi descoberta em uma das torres. A caixa foi encontrada dentro de uma grande pedra oca e continha talismãs religiosos para proteger a igreja.

6 – Catedral de Sevilha, Espanha

Patrimônio Mundial da UNESCO, a catedral de Sevilha é a maior igreja gótica já construída no mundo. A estrutura gótica foi construída no século 15 para substituir a antiga mesquita adaptada que há muito servia aos conquistadores cristãos da Espanha. A catedral está repleta de pedras ornamentais e há nada menos que 80 capelas em seu interior.

7 – Basílica-Catedral de Notre-Dame, Canadá

A primeira catedral construída no local foi um edifício do século 17 que mais tarde foi incendiado durante a Batalha de Quebec, durante a Guerra dos Sete Anos. A igreja está localizada na parte antiga de Quebec, e há muito tempo é um importante destino de peregrinação.

8 – Catedral de Winchester, Inglaterra

Uma das maiores catedrais da Inglaterra, os elementos arquitetônicos mais antigos datam do século 11, no período normando da história britânica. Os visitantes podem visitar os túmulos da escritora Jane Austen e do Rei William II da Inglaterra.

9 – Catedral de Alexandre Nevsky, Bulgária

Essa catedral ortodoxa oriental búlgara foi construída entre 1882 e 1912, e seu interior é repleto de luxos. Ela contém as relíquias do guerreiro medieval de Kiev São Alexandre Nevsky, Príncipe de Novgorod. Dentro da cripta, os visitantes encontrarão uma vasta coleção de ícones ortodoxos que fazem parte da Galeria Nacional de Arte da Bulgária.

10 – Catedral de Santiago de Compostela, Espanha

A Catedral de Santiago de Compostela é um templo católico situado ao longo do Caminho de Santiago, uma rota de peregrinação antiga e muito popular. Por lá os peregrinos encontrarão relíquias de Santo Teodoro e Santo Atanásio, bem como os restos mortais de reis medievais.

11 – Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Brasília, Brasil

A construção dessa incrível catedral modernista ocorreu entre 1958 e 1970, e foi projetada por Oscar Niemeyer. O local pode acomodar 4.000 fiéis sob estátuas de anjos que levitam o um telhado em detalhes de vidro, por onde é possível ver o incrível céu da cidade.

12 – Catedral de Notre-Dame de Paris, França

A catedral católica mais famosa do mundo foi também palco de um triste acontecimento em 2019, quando ocorreu um enorme incêndio em seu interior. Felizmente, obras de arte e relíquias preciosas foram preservadas, incluindo a Coroa de Espinhos.

13 – Catedral de Colônia, Alemanha

Trata-se de uma igreja católica de estilo gótico, o marco principal da cidade e seu símbolo não oficial. É a quinta igreja mais alta do mundo e foi classificada como património da humanidade em 1996. Por lá os visitantes encontrarão o famoso Santuário dos Três Reis.

14 – Basílica de São Pedro, Vaticano

Trata-se do maior e mais importante edifício religioso católico e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. O interior inclui móveis de Bernini, enquanto a cúpula do edifício foi amplamente projetada por Michelangelo nos últimos anos de sua vida. A magnífica Praça de São Pedro, onde fica a basílica, também foi projetada por Bernini.

15 – Catedral Nacional de Washington, Estados Unidos

Esta catedral moderna foi construída no início do século 20 em estilo neogótico. A Igreja sediou os funerais de quatro presidentes americanos e do falecido senador John McCain, entre outras pessoas famosas.

Fonte: My Modern Met

Gostou? Deixe seu comentário :)