10 Bons hábitos dos escandinavos que os mantêm de bem com a vida e saudáveis

Posted on

Os países escandinavos são a Noruega, a Suécia e a Dinamarca, e eles apresentam muitas semelhanças. Os habitantes dos países escandinavos adoram atividades ao ar livre e têm um estilo de vida mais saudável. Além disso, a hora de tomar um café com os amigos é sagrada, e eles também amam saunas.

Apesar do clima muito frio, os escandinavos têm uma expectativa de vida bastante longa e gozam de boa saúde. Veja abaixo alguns bons hábitos de vida que os escandinavos praticam que os ajudam a ser saudáveis e felizes.

1 – Os escandinavos preferem usar manteiga do que óleo

Os escandinavos consideram que uma boa manteiga é muito melhor do que óleo ou margarina. Eles adicionam um pequeno pedaço de manteiga em muitas refeições, seja sopa, carne ou vegetais, e isso torna a comida mais nutritiva.

2 – Usar a sauna é o melhor procedimento de beleza

Os escandinavos normalmente gostam muito de saunas. Para eles, faz parte de sua cultura, e convidar alguém para a sauna significa mostrar respeito pela pessoa. Além disso, idas à sauna estão sempre na lista dos procedimentos de beleza para as mulheres escandinavas, isso porque a sauna faz bem para a pele.

3 – As escandinavas não usam muitos produtos para manter a pele bonita

Os fortes ventos de inverno são um grande desafio para a pele. É por isso que a parte mais importante dos cuidados com a pele na Escandinávia é a hidratação. Ao contrário dos padrões de beleza asiáticos, onde existem processos de cuidados da pele em várias etapas, as mulheres escandinavas preferem os produtos mais básicos. É pouco provável que por lá você veja uma mulher que use muitos produtos de beleza facial por dia.

4 – A dieta escandinava é o segredo para um corpo bonito e saudável

A maioria dos escandinavos prefere cozinhar em casa e raramente vão a restaurantes. As suas dietas combinadas com a prática de esportes, permitem-lhes manter o corpo saudável e com boa aparência. As pessoas nos países escandinavos comem regularmente peixes ricos em vitamina D e ômega-3, vegetais e frutas vermelhas, e não costumam comer carne vermelha.

5 – Pausas para café são sagradas

O povo sueco usa a palavra “fika”, que pode ser traduzida como “uma pausa para um café e um biscoito”, mas na realidade significa mais do que isso. É o momento em que eles fogem um pouco da sua rotina e tomam café com seus amigos, uma maneira de desestressar.

6 – Pão de trigo integral em vez de pão branco

Nos supermercados do norte da Europa, pode ser muito difícil encontrar pão branco. Os escandinavos adoram o pão integral, que é melhor para a saúde.

7 – Esquiar em vez de ir à academia

Estar na natureza é muito importante para a cultura escandinava. Os noruegueses acreditam que é necessário passar muito tempo ao ar livre e até têm uma palavra especial para isso – friluftsliv. A atividade física, para eles, não é apenas uma forma de queimar calorias, mas também uma forma de ficar mais feliz. Por isso, eles preferem esquiar ou passear na floresta, por exemplo, do que ir à academia.

8 – Crianças comem doces apenas aos sábados

Em jardins de infância suecos, não há açúcar nas refeições. Além disso, as crianças geralmente não comem doces antes dos 2-3 anos. Mas mesmo quando as crianças crescem, elas só ganham doces nos feriados e sábados (que na Suécia são os dias em que as pessoas comem doces).

9 – Os almoços são maiores que os jantares

Na Suécia e na Noruega, a hora do almoço é conhecida como “middag”, e é o momento em que as pessoas comem mais comida durante o dia. Eles não almoçam ao meio-dia, como na maioria dos países, mas por volta das 16h. Já no jantar, eles preferem comer pouco ou coisas mais leves.

10 – “Não há mau tempo, apenas roupas inadequadas”

Morar na Noruega ou na Suécia pode parecer difícil durante o inverno, em que há muita neve e faz bastante frio. Mas os noruegueses têm até um provérbio – “Não há mau tempo, apenas roupas inadequadas!” o que significa que mesmo em tempo de chuva ou neve as pessoas continuarão fazendo suas atividades, como andar de bicicleta, por exemplo.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)