15 Curiosidades que muitos não sabem sobre os metrôs ao redor do mundo

Posted on

O metrô não é apenas um meio de transporte, mas também um local que muitas vezes guarda curiosidades que não imaginamos. Vagões perfumados, metrôs camuflados em edifícios e até um supermercado virtual para passageiros estão incluídos nas estações por onde passam milhões de pessoas todos os dias. Veja abaixo algumas curiosidades fascinantes sobre as linhas de metrô ao redor do mundo.

1 – Em Nova York é onde há mais estações e em Israel é onde há menos

O metrô mais extenso do mundo fica em Nova York, onde há 475 estações, além de 1.062 km de vias. Já o sistema de metrô de Israel é o mais curto do mundo. Possui seis estações e dois trens que passam por trilhos com comprimento de apenas 1.800 metros.

2 – No México há uma dresina, o “metrô bebê”

Se você pensava que um trem não poderia ser adorável, ficará surpreso ao conhecer a dresina, o “metrô bebê”. Seu nome foi dado pelos trabalhadores do metrô do México e é utilizado para transportar os funcionários nos trilhos durante a noite.

3 – O metrô mais profundo do mundo fica na Ucrânia

O metrô Arsenalna fica 105,5 metros abaixo do solo. A viagem da superfície aos trilhos pode ultrapassar cinco minutos. Muitos passageiros aproveitam a longa jornada nas escadas rolantes para ler um livro ou descansar sentados na escada.

4 – O metrô de Viena é perfumado

Em Viena, Áustria, odores que podem ser desagradáveis ​​para os passageiros são levados muito a sério. Por isso, os funcionários começaram a perfumar os trens mais movimentados da capital austríaca, para proporcionar um ambiente mais agradável principalmente no verão.

5 – No Brooklyn há uma saída secreta de metrô em forma de casa

O bairro do Brooklyn, em Nova York, abriga uma saída do metrô em uma de suas casas. Essa construção “secreta” com a aparência de uma casa de três andares foi projetada para ser usada em casos de emergência.

6 – O metrô sem motorista mais longo do mundo fica em Dubai

O Metrô de Dubai, com quase 70 quilômetros e 47 estações, é um dos mais extensos sistemas de transporte sem motorista do mundo. Para se ter uma ideia, ele pode transportar até 355 milhões de passageiros por ano.

7 – A pirâmide de Ehécatl foi encontrada em uma construção do metrô do México

A construção das linhas de metrô do México resultaram em várias descobertas arqueológicas de diferentes épocas. Uma mais importantes é a da estação Pino Suárez, onde foi encontrada a pirâmide de Ehécatl, que representa o deus do vento na mitologia asteca.

8 – É proibido comer no metrô de Washington

Em algumas estações de metrô do mundo, é proibido consumir alimentos. Uma delas é a estação de Washington, e se alguém decidir burlar essa regra, os seguranças podem surpreender a pessoa e pedirem que guarde a comida rapidamente.

9 – O metrô sul-coreano tem um supermercado dentro

Como a maioria das pessoas na Coreia do Sul trabalham muitas horas, sem ter quase nenhum tempo livre para fazer compras, uma empresa chamada Homeplus decidiu instalar seu próprio mercado de alimentos dentro do metrô. Nesse mercado, o passageiro escolhe seus produtos com o celular e depois eles chegam em casa.

10 – O nome “metrô” é o mais usado, exceto na Argentina

O nome “metrô” vem da palavra “metropolitano”, porque o primeiro sistema de transporte em Londres foi chamado de Metropolitan Railway. Porém, na Argentina, eles preferem chamar de “subte” ou “subterráneo”.

11 – O metrô de Londres é o mais antigo do mundo

O metrô de Londres foi inaugurado em 1863, sendo o mais antigo do mundo. No primeiro dia já contava com 40.000 passageiros, que aumentaram para 40 milhões a cada ano em 1880. Atualmente, são mais de três milhões de usuários que utilizam esse meio de transporte em Londres diariamente.

12 – Uma cena de ação com Arnold Schwarzenegger foi rodada no metrô do México

O filme O Vingador do Futuro, de 1989, teve como principal local de gravação a Cidade do México. Uma das cenas de ação do filme aconteceu dentro do metrô do país, na Estação Chabacano.

13 – Henry Charles Beck desenhou o primeiro mapa das linhas

O mapa do metrô como o conhecemos hoje é de 1931, e foi criado pelo engenheiro Henry Charles Beck. Dois anos depois, ele redesenhou o mapa para torná-lo mais simples e fácil de entender, criando algo parecido com o que conhecemos hoje.

14 – Casas falsas escondem um antigo metrô de Londres

Como as locomotivas a vapor eram usadas anteriormente no metrô de Londres, elas precisavam ter um sistema de ventilação para que o vapor escapasse. Por esse motivo, em uma estação foram feitas fachadas de casas falsas que imitam a aparência dos edifícios vizinhos, com a característica de serem apenas uma parede que esconde uma grande abertura para ventilação.

15 – Em uma estação de metrô do México há escadas que imitam teclas de piano

As escadas da estação Polanco foram construídas para simular as teclas de um piano. Isso foi feito para motivar seus passageiros a se exercitarem mais, optando por esta alternativa marcante em vez das escadas rolantes. Além disso, cada passo dado em seus passos reproduz os sons de cada tecla do piano, criando uma melodia divertida para distrair os passageiros.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)