10 Fatos curiosos sobre o Chile que podem deixar os turistas surpresos

Posted on

O Chile é um país fascinante, repleto de peculiaridades culturais. O país, que fica na América do Sul, é o 4º maior produtor de vinhos do mundo, e é também o país com o maior número de vulcões do mundo.

Muito procurado por turistas durante o inverno e por conta de aventureiros que gostam de montanhas, é lá também que fica a maior piscina do mundo. Veja abaixo algumas curiosidades sobre o Chile que podem te surpreender.

1 – Muitas pessoas usam roupas de frio em dias de calor

Quando a temperatura está acima de 30 °C, geralmente costumamos usar roupas leves como, shorts, vestidos e camisetas. Os chilenos já preferem usar jeans e até blusas de manga comprida no calor.

2 – Mulheres fazem trabalhos considerados “de homens”

Todos nós sabemos que mulheres e homens são livres para trabalhar com o que quiserem, mas uma curiosidade do Chile é que as mulheres lá sabem fazer serviços com martelos, furadeiras e ferramentas que geralmente as mulheres não usam muito no Brasil, por exemplo. Os homens chilenos ficariam surpresos se uma mulher não pudesse fazer todas essas coisas.

3 – Os chilenos não têm o costume de jantar

No Chile, as pessoas não comem muito à noite. Um jantar regular dos chilenos consiste em pequenos lanches, como um sanduíche com uma bebida ou um lanche mais prático.

4 – Os locais não se importam muito com o excesso de peso

Muitos chilenos não se importam com a aparência de uma garota. Os homens estão mais interessados em ter uma esposa que cozinhe e cuide da casa, por exemplo. No entanto, em famílias mais ricas, que podem pagar por trabalhos domésticos, as mulheres costumam cuidar mais de si mesmas, principalmente em relação ao peso.

5 – Sexta-feira 13 é um dia sem qualquer significado por lá

Os chilenos não têm superstições em relação à sexta-feira 13, para eles é um dia comum, eles não evitam gatos pretos e outras coisas do tipo. Mas, quando se trata de terça-feira 13, o assunto é diferente. Neste dia, as pessoas esperam diversos infortúnios.

6 – Os chilenos usam jaquetas e botas em casa

O clima no Chile é bastante frio de junho a agosto. É por isso que os chilenos costumam usar roupas de frio em casa, como jaquetas e até botas.

7 – Os chilenos são muito higiênicos e costumam tomar banho 3 vezes ao dia

Os habitantes locais costumam tomar banho 3 vezes ao dia e escovar os dentes a cada vez que tomam café, por exemplo. Mas, apesar de seu amor pela limpeza, eles têm o hábito de usar sapatos em casa.

8 – Maior piscina do mundo está no Chile

Essa piscina está localizada no Resort San Alfonso Del Mar, na cidade de Algarrobo, A extensão total da piscina corresponde a 20 piscinas olímpicas. Mais de 250 milhões de litros de água do mar são necessários para enchê-la, e isso é feito através de um sistema digital de sucção e filtragem.

9 –  Água da torneira

No Chile, tomar água da torneira é normal, porque a água é tratada e filtrada. Não há filtros nas casas como há no Brasil e os filtros quase não são vendidos nas lojas, um fato que pode assustar um pouco os turistas.

10 – Abacate com sal

No Chile, o abacate é chamado de “palta”, os chilenos costumam comê-lo com sal e inclusive colocam abacate em vários alimentos, como na salada e no sanduíche. É um ingrediente essencial na culinária do país.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)