Por que sentimos vontade de apertar e “esmagar” coisas fofas?

Posted on

Quase todos nós já sentimos vontade de morder, esmagar ou apertar aqueles que achamos fofos – desde um bebê bochechudo até um filhote de cachorro. O sentimento que temos é que praticamente somos obrigados a fazer isso para ficarmos satisfeitos. Estudos já foram feitos acerca dessa temática, e a conclusão é de que é totalmente normal ter essa reação, que é chamada de “agressão fofa”.

O fenômeno da agressão fofa

Às vezes vemos uma coisa tão fofinha que nos tornamos até “agressivos”, com muita vontade de apertar e morder, por exemplo, mas de uma forma inofensiva. Muitos de nós já experimentamos pensamentos como “quero apertar essas bochechas” ou “que vontade de esmagar”. De acordo com a psicóloga Katherine Stavropoulos, isso é normal

Seu estudo sobre a “agressão fofa”, publicado na Frontiers in Behavioral Neuroscience, concluiu que quase metade dos adultos experimenta isso. Mas, de acordo com Katherine,  não há desejo de causar danos quando temos esse tipo de sentimento.

Kathrine Stavropoulos realizou um experimento no qual registrou a atividade elétrica no cérebro de 54 jovens adultos enquanto olhavam imagens de animais e pessoas. Enquanto algumas imagens foram alteradas para parecerem menos adoráveis, outras foram alteradas para parecerem mais adoráveis, com características como bochechas grandes, olhos grandes, narizes pequenos.

A conclusão do estudo foi de que imagens adoráveis aumentaram a atividade em áreas do cérebro que estavam conectadas à emoção. E quanto mais “agressão” uma pessoa sentia, mais atividade estava presente no sistema de recompensa do cérebro. Stavropoulos chegou à conclusão de que a “agressão fofa” está relacionada ao sistema de recompensa do cérebro, ligado ao sentimento de satisfação, motivação e prazer.

Outro estudo, publicado por Oriana Aragon, mostrou que os participantes estouraram mais plástico-bolha quando viram imagens de filhotes de animais fofos, em oposição aos que viram fotos de animais mais velhos. Isso mostra que, se as pessoas tivessem a chance de apertar algo enquanto viam fotos de seres fofos, elas fariam isso, sem intenção de machucar, é claro.

O “Baby schema” é o motivo pelo qual achamos os bebês muito fofos

De acordo com Konrad Lorenz, o “baby schema” explica por que achamos bebês e filhotes de animais tão adoráveis. Ele abrange características físicas específicas, como cabeça grande, rosto pequeno, olhos grandes e redondos, orelhas pequenas, bochechas rechonchudas, entre outras.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)