Duas baleias da espécie beluga são resgatadas de um aquário na China e têm um final feliz

Posted on

Duas baleias da espécie beluga, ou baleia-branca, estão tendo a sensação de estar em um habitat mais adequado pela primeira vez desde 2011.

Little Grey e Little White foram capturadas na costa da Rússia quando ainda eram filhotes, e passaram anos se apresentando em um aquário chinês. Agora, as duas estão se acostumando com o Beluga Whale Sanctuary, um santuário administrado pela instituição britânica Sea Life Trust, na Islândia.

Estas são Little Grey e Little White, e parecem estar sorrindo de felicidade após serem resgatadas! Elas viviam em um aquário de exibição de animais na China, mas agora estão em boas mãos.

Leonie Sophia van den Hoek, que é bióloga marinha e pesquisadora científica, deu uma entrevista para o site Bored Panda, e afirmou que “As baleias beluga vivem em áreas de águas abertas próximas à borda do gelo. Elas gostam do frio, e as mudanças climáticas estão causando o derretimento do gelo em seus habitats.”

Ela também afirmou que o uso do plástico pelos humanos tem prejudicado as baleias. Um estudo feito em 7 belugas nas águas árticas do Canadá encontrou microplásticos nas entranhas de cada baleia, o que é preocupante.

As duas baleias de 12 anos chegaram com segurança à Baía de Klettsvik, onde ficarão em uma espécie de piscina recebendo cuidados ao lado da baía por um curto período de tempo, até se acostumarem antes de serem colocadas em um santuário mais amplo. A Baía de Klettsvik é o primeiro santuário de águas abertas do mundo para belugas.

Elas ficam ainda mais bonitas quando estão livres.

Em 2011, Little Gray e Little White foram transferidas de um centro de pesquisa russo para o aquário Changfeng Ocean World em Xangai. No ano seguinte, porém, a Merlin Entertainments, empresa que se opõe a manter baleias e golfinhos em cativeiro, comprou o aquário e nasceu a ideia de levar as baleias de volta ao mar.

Existem mais de 300 belugas em cativeiro em todo o mundo.

Audrey Padgett, gerente geral do Beluga Whale Sanctuary, destacou que mover duas belugas não foi uma tarefa fácil. Cada uma delas pesa cerca de uma tonelada, e a operação exigiu equipamentos específicos, veterinários e muita água e gelo para que tudo ocorresse bem.

Após sua chegada à Islândia, as baleias foram mantidas em um centro de cuidados por vários meses, para se acostumarem com o ambiente mais frio da Islândia.

A viagem da China até a Islândia foi afetada pela pandemia de Coronavírus, mas não teve maiores complicações.
“Já estamos em um local bem remoto na Islândia. Isso afetou nossa capacidade de trazer especialistas aqui para nos ajudar com a mudança, e afetou também nossa capacidade de obter suprimentos e o tempo que levamos para fazer as coisas”, disse Padgett.

Little Gray e Little White estão atualmente em um “espaço de aclimatação” dentro do santuário, mas logo logo estarão totalmente livres.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)