Buraco gigante se abre na Dakota do Sul e descoberta se torna viral

Posted on

Um buraco gigante se abriu sob casas na Dakota do Sul, Estados Unidos. Cerca de uma dúzia de casas em Black Hawk, Dakota do Sul, foram evacuadas após a abertura de um poço sob o empreendimento Hideaway Hills.

O terreno começou a ceder no dia 27 de abril e a situação levou a uma descoberta única: as casas foram construídas sobre uma mina de gesso abandonada. As autoridades já estão tentando descobrir como isso pode ter acontecido, mas, enquanto isso, os exploradores de um grupo local de espeleologia chamado Paha Sapa Grotto decidiram averiguar o interior da mina.

A Paha Sapa Grotto é líder mundial em espeleologia, exploração e conservação. “Quando ouvimos falar do buraco, sabíamos que ele estava em uma unidade geológica que poderia ter cavernas”, disse Nick Anderson, membro da Paha Sapa Grotto, em uma entrevista. “Também sabíamos que o gerenciamento de emergências do condado não teria muita experiência nessa área, então nos oferecemos para ajudar a determinar o escopo do problema”.

“Ao entrarmos, percebemos imediatamente que era uma mina de gesso abandonada e não uma caverna.”

Quando os especialistas chegaram ao local, as pistas estavam entortadas e um dos moradores disseram para eles estacionarem mais longe, porque ainda não se sabia o que estava acontecendo. Ao entrarem no local, descobriram que se tratava de uma mina.

Os espeleólogos retornaram na noite seguinte, com duas equipes de exploradores, equipadas com equipamentos de pesquisa e prontas para mapear a mina.

A mina estava diretamente sob pelo menos 12 casas. No entanto, nem a Paha Sapa conseguiu explorar com segurança todo o local.

“A extensão total da mina ainda é desconhecida, pois as passagens são desmoronadas, inundadas ou perigosas demais para entrar.”

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) afirmou que os moradores não receberão nenhuma das subvenções. “Questões não resolvidas sobre se esse é um evento natural, a probabilidade de negligência e a duplicação de benefícios federais tornam a comunidade inelegível no momento para o Programa de Subvenção de Mitigação de Perigos específico que o Meade County planejava solicitar”.

Moradores do local estão processando Dakota do Sul pelos danos.

O processo em nome de 119 proprietários também é contra proprietários anteriores e agentes imobiliários que venderam os imóveis.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)