17 Pontes que se destacam por suas belezas arquitetônicas

Posted on

As pontes foram feitas para nos permitirem passar de um lugar para o outro, mas algumas vão muito além disso, se destacando por suas belezas arquitetônicas e se tornando até pontos turísticos bastante visitados. Conheça abaixo algumas pontes espalhadas pelo mundo que são muito mais do que pontes comuns.

1 – Queen Emma Bridge

A Queen Emma Bridge está localizada sobre a Baía de St. Anna, em Curaçao. Ela conecta os bairros de Punda e Otrobanda da capital, Willemstad. A ponte é flutuante, articulada e abre regularmente para permitir o tráfego de navios.

2 – Rolling Bridge

A Rolling Bridge foi inaugurada em Londres em 2004 e tem a particularidade de ser uma ponte móvel que pode ser enrolada e desenrolada. Atrai muitos turistas curiosos pela sua peculiaridade.

3 – Ponte Storseisundet

A ponte Storseisundet está localizada na Noruega. Devido à sua forma, causa uma ilusão de ótica que faz parecer que termina no meio da estrada.

4 – Slauerhoffbrug

A Slauerhoffbrug é uma ponte basculante automática localizada na Holanda. Foi construída em 2000 e se assemelha a um sinal de trânsito, se elevando para permitir a passagem de navios.

5 – Murinsel

Essa ponte localizada na ilha de Murinsel, Áustria, foi construída em 2003 e, como se sua forma ainda não fosse um pouco estranha, possui no interior uma cafeteria e um palco com capacidade para 350 pessoas.

6 – Ponte de Leonardo da Vinci

Essa ponte com um estilo moderno está localizada na Noruega. Esta ponte foi projetada por Leonardo da Vinci em 1502, mas foi construída em 2001, pois na época, a proposta do artista era difícil de alcançar.

7 – Ponte de raízes vivas

Trata-se de um verdadeiro trabalho arquitetônico da natureza. Essa ponte na Índia tem a particularidade de ser feita com as raízes da árvore Ficus elastica, que crescem por um longo tempo até conseguirem suportar o peso de uma pessoa. Esse tipo de ponte pode durar centenas de anos, desde que a árvore que fornece suas raízes seja cuidada.

8 – Ponte de Moisés

Embora na fotografia pareça apenas uma escavação, o buraco que divide a água na Holanda é o resultado de uma mistura de engenhosidade e criatividade. Foi construída no século XVII para impedir invasões durante a guerra, por isso não está sobre a água. Após anos de desuso, foi reformada em 2010 e em 2011 ganhou o prêmio de melhor construção arquitetônica na Holanda.

9 – Ponte Dourada

É uma das principais atrações turísticas do Vietnã. Ela é “segurada” por duas mãos gigantes. Embora seja conhecida como a “Ponte Dourada”, muitas vezes a chamam de “Mãos de Deus”.

10 – A ponte do arco-íris

Essa linda ponte fica em Long Beach, Califórnia, e conecta um centro de convenções e um centro de artes cênicas. Foi feita para pedestres, que podem caminhar por ela aproveitando o cenário inspirado em uma praia.

11 – Ponte de bambu

Essa ponte localizada no Camboja é totalmente feita de bambu. Ano após ano, ela é destruída durante as chuvas e reconstruída por seus habitantes, com muita paciência, em novembro. Sua construção precisa de 50.000 varas de bambu, e pode ser utilizada por pessoas e até por veículos muito pesados, sem danificar a construção.

12 – Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio é uma Ponte em arco medieval sobre o Rio Arno, em Florença, na Itália. Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Na ponte há muitos comerciantes, e as pessoas a procuram não apenas para chegar a outro lugar, mas também para fazer compras.

13 – Ponte Pulteney

A Ponte Puelteney é uma ponte em formato de arco que atravessa o Rio Avon e está localizada na cidade de Bath, Inglaterra, tendo sido construída em 1773. A experiência de atravessar é muito parecida com a de ir a um shopping center, já que a ponte é cheia de lojas nos dois lados. Nela também há um café.

14 – Ponte Esplanade

A ponte Vera Katz Eastbank Esplanade está localizada nos Estados Unidos. Trata-se de uma ponte flutuante para pedestres flutuante e a mais longa dos Estados Unidos.

15 – Ponte Sundial

A Ponte Sundial é uma ponte suspensa para bicicletas e pedestres que atravessa o rio Sacramento em Redding, na Califórnia, e forma um grande relógio de sol. Sua construção foi terminada em 2004 e custou US $ 23,5 milhões. Essa construção recebeu um prêmio pelo maior relógio de sol do mundo.

16 – Aqueduto de Pontcysyllte

Essa ponte aquífera está localizada na Grã-Betanha e é capaz de suportar a passagem de navios que se deslocam para o canal Llangollen. Certamente pessoas que têm medo de altura mantêm distância dela.

17 – Ponte Millennium de Gateshead

A Gateshead Millennium Bridge é uma ponte de pedestres e ciclistas que atravessa o rio Tyne, na Inglaterra. Ela é capaz de elevar-se totalmente para a passagem de navios.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)