Por que os cachorros arranham suas caminhas antes de dormir? (e como evitar os danos)

Posted on

Os animais têm suas próprias manias, formas de comunicação e atitudes que muitas vezes nos surpreendem. Entre elas está o hábito de alguns cães de arranharem a caminha deles antes de dormir. Você já pensou nos motivos que fazem seu cãozinho querer arranhar o lugar de dormir? Confira abaixo algumas causas dessa mania e recomendações para evitar os danos que este hábito canino pode causar.

1 – Marcar território

Às vezes os cães podem ser muito ciumentos com objetos e seus donos. Da mesma maneira que gostam de marcar território por meio do xixi, eles se comportam de maneira peculiar quando querem descansar. A parte inferior das patas dos cachorros libera um aroma único que se torna intenso quando eles arranham o lugar onde vão dormir. Dessa forma, eles deixam claro que aquele local é o de descanso deles.

2 – Dormir melhor

Muitos cachorros não conseguem gastar toda a sua energia ao longo do dia. Assim, eles precisam de alguma outra atividade para ficarem cansados e dormirem melhor. Arranhar a caminha é uma delas.

3 – Instinto natural

Outra razão pela qual o seu cão arranha o local em que dorme tem a ver com o seu próprio instinto. Antes de serem domesticados, os cachorros cavavam com a intenção de criar um local seguro para proteger a si e seus filhotes de predadores. Os instintos de um cão são muito importantes para ele se adaptar ao lugar onde vive e nem sempre estão relacionados a problemas comportamentais.

4 – Chamar atenção

Os cachorros têm diferentes maneiras de chamar a atenção, e arranhar é uma delas. Ao arranhar um lugar da casa, ele costuma se virar para verificar se alguém está olhando. Quando isso acontece, ele pensa que poderá brincar com seu dono.

5 – Comodidade

Quando são filhotes, os cachorros precisam de longas horas de sono e tranquilidade. É importante que eles se sintam cômodos e durmam porque, dessa forma, conseguem desenvolver a capacidade de aprendizado e compreensão. Os cachorros que podem entrar em casa sempre estão de olho no sofá e na cama, e muitas vezes adoram fazer bagunça com cobertores. Isso é normal e acontece porque eles estão preparando o ambiente para dormir. Quanto mais macio for o lugar, mais cômodo o animal se sentirá e melhor vai dormir.

6 – Diversão

Os cães costumam ser muito brincalhões, e arranhar as coisas é uma das formas de se divertirem. Essa atividade faz com que eles se sintam melhor. Para eles, brincar pode ser uma atividade positiva e eles desenvolvem habilidades motoras enquanto constroem relações sociais que lhes permitirão treinar para lidar com algumas circunstâncias inesperadas de sua vida diária.

7 – Unhas grandes

Ter as unhas compridas demais pode ser muito incômodo para o seu cachorro, porque ele não pode apoiar as patinhas da maneira correta. Além disso, a unha pode prejudicar o tecido interior e causar infecções. É por isso que às vezes os cães mordem as patinhas ou arranham objetos. É como se eles quisessem lixar as unhas para aliviar o incômodo.

Como evitar os estragos

Abaixo você encontrará algumas dicas para evitar que seu animal se machuque ou danifique as coisas em sua casa.

1 – Seu próprio lugar de descanso

Se o seu animal dorme na área externa, tente arrumar uma casinha com uma cama dentro, em um lugar arejado. Nos dias mais frios, coloque também um cobertor para o seu animal. Se o seu cachorro não tiver uma caminha, talvez seja o momento de comprar uma. Dessa forma, ele não arranhará o chão e os tapetes. Se o comportamento persistir, coloque uma toalha velha ou algumas almofadas para ele.

2 – Escola para cachorros

Se o seu cachorro tem um mau comportamento e estraga tudo dentro de casa, é possível contratar um adestrador ou levá-lo a uma escola para cachorros, onde ele será educado para que aprenda a se comportar de maneira correta.

3 – Passear

É importante fazer com que o cão gaste energia por meio de passeios. Mesmo que você tenha pouco tempo livre, é importante dedicar alguns minutos do seu dia ao seu amigão. Essas atividades ajudam no desenvolvimento mental do cachorro e fazem bem para a sua saúde.

4 – Unhas curtas

É importante cortar as unhas do seu cachorro com frequência para que ele não se machuque. Se fizer isso em casa, escolha um momento em que ele estiver calmo e tome cuidado com os limites para cortá-las. O ideal é cortar após o banho, momento em que as unhas estão mais macias.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)