9 Lugares remotos ao redor do mundo para fugir da civilização moderna

Posted on

Quem nunca teve vontade de ir para um lugar isolado, sem nenhum conhecido e sem agitações das grandes cidades? Saiba que existem vários lugares remotos ao redor do mundo se você quer viver uma experiência longe da modernidade e do estresse. Porém, não espere chegar de avião, encontrar supermercados ou wi-fi nesses lugares.

1 – Santa Helena: onde Napoleão passou seus últimos dias

Este é o local onde Napoleão foi preso e enviado para o exílio pelos britânicos, e onde morreu em 1821. Esta ilha vulcânica está localizada no Oceano Atlântico, a mais de 4000 km do Brasil.

Atualmente, a ilha possui 4.088 habitantes formados por colonos, soldados e descendentes de escravos. E embora o lugar seja extremamente remoto, possui eletricidade, Internet e aeroporto.
DSCN4031
Dizem que o pirata e oficial da marinha Francis Drake passou pelo local em sua viagem ao redor do mundo.
St. Helena's fort at Ladder Hill

2 – Ilha Palmerston, Oceano Pacífico

A Ilha Palmerston foi descoberta pelo Capitão James Cook. Ele a nomeou em homenagem a Henry Temple, o visconde de Palmerston.

Os primeiros habitantes foram William Marsters, originário de Gloucestershire, Inglaterra, e suas 3 esposas polinésias, que chegaram em 1863. Os atuais 62 habitantes descendem deles: é uma ilha de propriedade familiar que abriga uma das comunidades mais isoladas do planeta.

3 – Utqiagvik, Alasca

Também conhecida como Barrow, esta cidade tem cerca de 4.335 habitantes. Utqiaġvik significa “o lugar onde nós caçamos coruja-da-neve”, e é uma terra que abriga a iñupiat, uma comunidade indígena do Alasca, há mais de 15 séculos.

É possível chegar lá de avião, mas esteja preparado para o frio. Em um dia quente, as temperaturas podem chegar a 0 °C, e em um dia frio elas podem cair para -34 °C.

Se você for em novembro e janeiro, não espere ver a luz do dia. Os habitantes estão acostumados a esse fenômeno chamado de noite polar (noite que dura mais de 24 horas). Mas não se preocupe, você vai adorar a aurora boreal.

4 – Vila Supai, Arizona – uma autêntica joia escondida

Localizada nas profundezas do Havasu Canyon (perto do Grand Canyon), a Vila Supai é a capital da reserva de Havasupai, e tem uma população de apenas 208 habitantes.

Se você quiser chegar lá, prepare-se para uma viagem muito longa. Não há estradas que levam a Supai, você só pode chegar por helicóptero ou fazendo um caminho de mais de 12 quilômetros que pode ser feito a pé ou em uma mula.

A cidade também tem uma maneira de permanecer conectada com o mundo exterior: recebe suas correspondências através de mulas.

5 –  Ilhas Pitcairn: descendentes de piratas

Está localizada entre o Peru e a Nova Zelândia, e seus vizinhos mais próximos são a Ilha de Páscoa, a cerca de 1.900 km a leste, e Mangareva, uma pequena ilha na Polinésia Francesa, a cerca de 490 quilômetros a noroeste.

Apenas 50 pessoas moram por lá, e a maioria é descendente de piratas. Devido à ameaça de desaparecimento, o governo fez muitas tentativas para atrair imigrantes, mas seus esforços falharam. Portanto, se você quer se isolar do mundo, este é o lugar ideal.

A população vive do turismo, da agricultura e do monopólio do mel que, segundo os rumores, é tão bom que é o favorito da rainha Elizabeth.

6 – Oásis de Siuá

Este pequeno paraíso escondido foi isolado por séculos no meio do deserto ocidental do Egito. Está localizado abaixo do nível do mar, a 50 quilômetros da fronteira com a Líbia e a cerca de 560 quilômetros do Cairo.

Para chegar lá, você terá que pegar um ônibus ou alugar um carro. Devido ao seu afastamento, os nativos puderam preservar sua cultura berbere e sua língua Siwan, o que os tornou uma sociedade quase intacta, apesar da passagem do tempo.

É um local sem sinal de telefone, mas por lá você pode admirar a natureza e esquecer que o celular existe.

7 – Tristão da Cunha, Oceano Atlântico

Tristão da Cunha é um arquipélago localizado no sul do Oceano Atlântico. É a ilha habitada mais remota da Terra, com uma população de apenas 247 pessoas.

O isolamento começa antes de chegar a Tristão, já que não há aeroporto e a única maneira de chegar ao local é fazer uma viagem de barco de 6 dias pela África do Sul.

O explorador português Tristão da Cunha registrou a ilha em 1506 e a nomeou em homenagem a si mesmo. Mas na década de 1860, o Reino Unido anexou as ilhas ao seu território.

A população não tem eletricidade, mas desfruta de um teatro, uma cafeteria e uma mercearia. Além disso, é preciso ter coragem para ir até lá, já que a cidade está localizada nas encostas de um vulcão que entrou em erupção pela última vez em 1961.

8 – Santa Cruz del Islote, Colômbia

Esta ilha artificial na costa colombiana é a mais densamente povoada do mundo. Há 1.200  pessoas de 18 famílias vivendo em uma terra que é apenas cerca de 2 vezes o tamanho de um campo de futebol. Na ilha, há 97 casas, uma escola e um restaurante que funciona como porto.

Lá você não vai se sentir sozinho, mas você definitivamente será forçado a passar algum tempo longe do conforto moderno. Não há água potável ou drenagem, o que resulta no excesso de lixo e poluição espalhados.

No entanto, os habitantes estão trabalhando em programas de reciclagem e assistência ambiental. Eles já usam painéis solares para acessar a eletricidade.

Se você quiser conhecer o local, é bom ir logo. Espera-se que Santa Cruz del Islote afunde devido à subida do nível do mar.

9 – Changtang, Tibete

Changtang é uma cidade que está a mais de 4.572 metros acima do nível do mar, o que a torna o lugar mais alto do planalto tibetano.

A vida selvagem lá é excepcional, pois é o lar de ursos pardos, leopardos da neve, kiangs (burros selvagens) e iaques, que são um símbolo tibetano.

Em Changtang vive a tribo nômade Changpa. Os habitantes conseguem o que precisam através do comércio. Eles trocam produtos de origem animal, como queijo, leite e lã por grãos, facas e outros produtos modernos e úteis.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)