12 Curiosidades da ciência e natureza que não passam despercebidas

Posted on

Podemos encontrar qualquer coisa que quisermos na internet, ler todos os artigos, assistir a qualquer vídeo que escolhermos e ver o universo inteiro em nossos telefones. Mas mesmo depois de tudo isso, o mundo ainda encontra maneiras de nos surpreender e provar que a vida é cheia de descobertas interessantes, aventuras cativantes e novas histórias.

1 – A pessoa mais pesada que já viveu pesava mais de 600 Kg

A pessoa mais pesada que já viveu foi Jon Brower. No seu peso máximo, ele possuía 635 Kg. Imagine só: com 12 anos, ele já pesava mais de 100 Kg! Obviamente, esse peso levou-o a ter muitos problemas. Por exemplo, quando ele estava no hospital, levou 13 pessoas para rolar ele para trocar os lençóis da cama.

2 – Em 1952, Wernher von Braun escreveu um livro chamado The Mars Project (O Projeto Marte) e um homem chamado Elon era o líder dos colonos

Basicamente, o Projeto Marte é um manual sobre como fazer uma expedição ao Planeta Vermelho e colonizá-lo. Em um dos capítulos, o autor diz que o governo deveria consistir em 10 pessoas com um líder chamado Elon. Se você ainda não pegou o fio da meada, nos dias atuais, o milionário Elon Musk é o cara que quer, levar pessoas para morar em Marte, em definitivo. Você acha que isso é uma coincidência?

3 – O menor boneco de neve do mundo tem apenas 2,7 microns de altura

Para colocar isso em perspectiva: a espessura de um cabelo humano é de 75 mícrons. Para criar um boneco de neve, os cientistas colocaram 3 esferas de sílica umas sobre as outras. Eles tinham 0,9 mícrons de tamanho. Os olhos e a boca eram feitos com um feixe de íons e os braços e o nariz eram feitos de platina. A ciência também pode ser divertida!

4 – Você poderia viver a vinda inteira comendo apenas batatas e óleo

Se você está se preparando para o apocalipse, então pode ser uma boa idéia adicionar batatas e óleo à sua lista de compras. As batatas contêm uma quantidade equilibrada de carboidratos, fibras e proteínas. E elas também fornecerão ao corpo vitaminas suficientes. Mas as batatas não contêm gorduras suficientes, e é por isso que o óleo torna-se necessário.
Dana Hunnes, dietista sênior do Ronald Reagan UCLA Medical Center, diz que as batatas com óleo podem ser usadas como uma dieta de curto prazo para pessoas que estão tentando perder peso – mas nada de sair fazendo dietas sem consultar o médico, ok?

5 – Cientificamente falando, gatos são líquidos

Na física, um líquido é algo que se ajusta à forma do seu recipiente, mas mantém um volume (quase) constante, independente da pressão. Gatos realmente se encaixam na definição. Às vezes, eles agem como líquidos e podem tomar qualquer forma.
Um estudo e várias conferências foram realizadas para entender como classificar os gatos: como líquidos ou como objetos sólidos. A questão ainda está sem resposta, mas os pesquisadores já receberam o Prêmio Ig Nobel.

6 – “Fremdschämen” é a palavra alemã que todos queríamos

Fremdschämen é uma palavra alemã que descreve o estado quando você se sente desconfortável por causa do comportamento de outra pessoa. É usado quando você se sente envergonhado por outra pessoa. Resumindo, é a palavra que resume a nossa tão conhecida “vergonha alheia”.

7 – O martelo de Thor existe e somente os dignos podem levantá-lo. Mas há um truque que você deve saber

O inventor inglês Arthur C. Clarke disse certa vez: “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”. E isso é verdade. Allen Pan criou o Martelo de Thor e demonstrou como funciona no YouTube. O martelo usa poderosos ímãs elétricos que não permitem que você o levante. Há um scanner de impressões digitais na alça e, se a sua impressão digital estiver no banco de dados, você poderá levantar o martelo.

8 – Existe uma raça de galinhas “sedosas” chamadas “Silkies”

Parece um brinquedo, mas além das penas que parecem seda, essa raça tem algumas outras qualidades incomuns: essa galinha tem pele e ossos pretos, lóbulos das orelhas azuis e cinco dedos em cada pé (outras galinhas têm apenas 4). E eles custam 25 dólares cada.

9 – Este é o coração real de uma baleia-azul

Este é o único coração de uma baleia-azul já pegos, porque as baleias mortas geralmente afundam. Mas quando uma baleia-azul foi levada para terra em 2014, os pesquisadores fizeram tudo o que podiam para extrair o coração e salvá-lo da decomposição.
Este coração pesa 440 libras (quase 200 quilos), é do tamanho de um carro comum, e cada batida move 220 litros de sangue. Mas, apesar de tudo isso, o batimento cardíaco de uma baleia é o mais lento entre todos os outros animais do planeta: de 4 a 8 batimentos por minuto.

10 – Se tiverem uma chance, borboletas beberão o seu sangue

Talvez você já saiba que borboletas podem beber lágrimas de tartaruga. Mas esses insetos têm outro segredo obscuro: todos os tipos de borboletas beberão sangue se o encontrarem. A questão é, o sangue contém muitos minerais e nutrientes, como por exemplo, glicose e sódio. Borboletas precisam de muitos desses elementos e eles são difíceis de encontrar.

11 – Há relatos de batalhas de rap desde o século V!!

Batalhas de rap são competições onde as pessoas tentam se humilhar com as melhores tiradas. Curiosamente, no século V, havia competições chamadas “flyting”. Durante esta competição, dois poetas deveriam insultar um ao outro usando poemas clássicos. E o perdedor era aquele com a pior poesia.

12 – Crocodilos e jacarés não morrem por velhice e continuam a crescer para sempre

Alguns animais têm o que é chamado de “envelhecimento desprezível”, o que significa que, teoricamente, eles podem viver para sempre. Por exemplo, os crocodilos não morrem de velhice e continuarão a crescer comendo mais e mais alimentos. No entanto, é muito improvável que você veja um crocodilo de mil anos de idade. A maioria dos animais morre devido à fome, doenças e outros predadores.

Gostou? Deixe seu comentário :)