8 Produtos perigosos que os pais devem pensar duas vezes antes de comprar

Posted on

É preciso ter cuidado redobrado em casa quando se tem crianças. E isso inclui a atenção em relação a produtos dos mais diversos tipos que guardamos em casa. Alguns deles são aparentemente inofensivos, mas já causaram sérios problemas. Se os devidos cuidados forem tomados, os riscos de acidentes podem ser reduzidos. Veja abaixo uma lista de produtos que exigem um maior nível de cautela.

1 – Balões e outros pequenos objetos

Os balões dão aquele toque especial nas festas, mas na verdade causam mais mortes na infância do que qualquer outro brinquedo. Balões, especialmente aqueles feitos de látex, podem levar ao engasgo das crianças. Outros objetos pequenos, como baterias, ímãs e tampas de garrafas, por exemplo, também podem levar a oclusões da traqueia. Por isso, todo cuidado é pouco.

2 – Cápsulas de sabão líquido

Os detergentes para roupas, se consumidos, podem causar envenenamento e queimaduras na boca, garganta e estômago. Além da ingestão, se o líquido vazar ou for espremido da cápsula, pode causar irritação e queimaduras na pele e nos olhos.

Neste ano, inclusive, alguns jovens lançaram mais um desafio perigoso na internet, que consiste em ingerir cápsulas de detergente líquido, o que provocou a intoxicação de dezenas de jovens, principalmente nos Estados Unidos.

3 – Brinquedos com hélices

Com a crescente popularidade de pequenos drones operados manualmente, aumentou o risco de ferimentos. Um exemplo é a criança abaixo, que sofreu um corte no seu olho por uma hélice de drone. Se as devidas precauções de segurança forem seguidas, estes podem ser brinquedos divertidos.

4 – Ração para animais

Geralmente, alimentos para animais de estimação não são venenosos para os seres humanos, no entanto, há casos de crianças que adoecem depois de ingerir comida seca de cachorro ou gato. O maior perigo vem de pelotas de alimentos secos para cães maiores combinados com a curiosidade das crianças pequenas, o que pode representar um risco de asfixia. Se o seu filho estiver se sufocando, tente dar-lhe vários golpes firmes na parte superior das costas e chame uma ambulância, se for o caso.

5 – Trampolins

Trampolins podem ser bastante divertidos, principalmente em festas infantis, mas eles também têm seus riscos. De acordo com pesquisas, aproximadamente 51.000 crianças de 0 a 14 anos de idade sofrem acidentes todos os anos causados pelo uso de trampolins.

6 – Baús de brinquedo

Se você usa um baú com tampa pesada para guardar os brinquedos do seu filho, talvez seja melhor remover a tampa ou usar caixas de armazenamento abertas. Já houve até casos de sufocamento quando crianças ficaram presas dentro da caixa. Felizmente, a maioria dos baús de brinquedos de hoje em dia estão mais seguros para ajudar a evitar lesões, mas é sempre bom ter cuidado.

7 – Plantas tóxicas

Plantas geralmente são inofensivas e agradáveis, mas algumas podem ser bastante tóxicas e até letais se ingeridas. Philodendron, Oleandro e lírio-da-paz são exemplos de plantas tóxicas que podem causar sérios problemas.

8 – Doces e fantasias

No Halloween, muitas crianças se fantasiam e brincam de Gostosuras ou Travessuras. Porém, os pais devem verificar os doces, para avaliar se podem representar um risco de asfixia, dependendo da idade da criança. Doces azedos já causaram queimaduras e ferimentos na boca das crianças. Além disso, já houve incidentes de fantasias pegando fogo devido aos tipos de materiais de que são feitas.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)