11 Fatos sobre o mundo capazes de surpreender suas convicções

Posted on

Existem aproximadamente 8 milhões de cientistas no mundo, e a cada dia eles fazem novas descobertas sobre diversos temas, como biologia, natureza e comportamento dos animais. Algumas teorias desses cientistas nos surpreendem e vão de encontro às nossas certezas, como as descobertas abaixo, que fogem do que costuma ser ensinado.

1 – A maçã não caiu na cabeça de Newton

A queda de maçãs contribuiu para a descoberta da lei da gravitação universal de Isaac Newton, já que fez com que ele pensasse porque a trajetória da queda era sempre a mesma. Isso foi mencionado em um livro sobre Newton, escrito por seu biógrafo, William Stukeley. Foi a partir desse livro que surgiu a lenda sobre uma maçã que caiu sobre a cabeça do cientista.

2 – Gorilas podem ronronar como gatos

O ato de ronronar não é exclusivo dos gatos. Gorilas, lêmures, porquinhos-da-índia, ursos, raposas, hienas, coelhos e esquilos também podem fazer esse som.

3 – Ovelhas brigam após a tosquia

Tosquia é o ato de cortar a lã bem rente ao corpo do animal. Cada rebanho de ovelhas tem sua própria hierarquia e a classificação depende do sexo e da idade de uma ovelha, e junto com essa hierarquia elas possuem vários “status”, como controlar o comportamento de outras ovelhas. As ovelhas brigam após a tosquia, ou tosa, pois elas não se reconhecem. Após a tosa, juntamente com suas características de identificação, as ovelhas perdem seu status e precisam lutar para descobrir quem é digno de estar no topo da hierarquia.

4 – O Vaticano é o lugar mais perigoso do mundo

Este paradoxo ocorre devido à forma como os resultados são calculados. O número de crimes que ocorrem durante um ano deve ser dividido pela população da cidade. Para se ter uma ideia, número de habitantes no Vaticano é bem menor do que de São Paulo, por exemplo. Em 2006, a população do Vaticano contava com 492 habitantes, enquanto o número de crimes registrados em seu território era de 827 casos. Por esta razão, a taxa de criminalidade é a mais alta do mundo: 1,68 casos por habitante!

5 – A língua humana não tem zonas especiais suscetíveis a gostos diferentes

É comum ouvirmos, por exemplo, que é possível sentir sabores doces com a ponta da língua e que as papilas gustativas estão situadas na parte de trás da língua. No entanto, o mapa do paladar da língua foi considerado um mito. Diferentes papilas gustativas estão espalhadas por toda a língua. A ilusão do zoneamento é criada pela prevalência de algumas papilas gustativas semelhantes em certas partes da língua.

6 – Preguiças podem prender a respiração por bastante tempo

Preguiças podem prender a respiração por 40 minutos para nadar debaixo d’água. Devido à sua baixa taxa metabólica, esses animais podem ficar sem ar por um período recorde de tempo. Mesmo que uma preguiça caminhe 2 metros por minuto no solo, sua velocidade pode ser 5 vezes mais rápida na água.

7 – Alterar o papel de parede do computador pode reduzir os níveis de estresse

As coisas que estão em nossa volta influenciam bastante no nosso humor – até mesmo o papel de parede do nosso computador. Um novo plano de fundo pode reduzir seu nível de estresse e aumentar sua produtividade. As imagens da natureza são consideradas as mais apropriadas, enquanto as ruas urbanas e os padrões geométricos são os menos indicados.

8 – Na escuridão total, a visão humana pode reconhecer uma vela acesa a uma distância de 27 milhas

Nós somos incapazes de apreciar totalmente o poder da nossa própria visão, porque mesmo em terreno plano estamos limitados pela linha do horizonte. A distância máxima em que o experimento não é influenciado pela forma da Terra é de apenas cerca de 5 Km. De fato, um humano pode ver muito mais longe: se o planeta fosse plano, na escuridão total, seríamos capazes de ver uma chama a uma distância de 43 Km.

9 – Os cães não veem o mundo em preto e branco

Ao contrário da crença popular, os cães não veem o mundo em preto e branco. Cientistas russos quebraram esse mito. O experimento, baseado no reconhecimento de tigelas de comida cheias e vazias de cores diferentes, mostrou que os cães são tão bons quanto nós em reconhecer as cores azul e amarelo. Entretanto, eles não podem ver a diferença entre verde e vermelho.

10 – No mundo todo há pelo menos três Papais Noéis

Três cidades nos Estados Unidos têm este nome, e estão localizadas na Geórgia, Arizona e Indiana. A última, durante muitos anos entrou no mapa de lugares obrigatórios para a celebração do Natal. Santa Claus, na Geórgia, é uma cidade minúscula, e conta apenas com um parque, uma capela e oito ruas com nomes característicos das celebrações natalinas.

 

11 – Uma tonelada de telefones celulares contém mais ouro do que uma tonelada de minério de ouro

O processamento de 1 mil quilos de minério contém entre 1 e 2 gramas de ouro. A mesma quantidade de metais preciosos pode ser obtida processando peças de 41 telefones. Uma tonelada de gadgets contém aproximadamente 300 gramas de ouro.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)