12 Regras esquisitas (algumas nem tanto) que existem no Japão

Posted on

O Japão tem uma cultura bem curiosa, com costumes peculiares que são difíceis de se ver em outros lugares do planeta. Não é à toa que muitas pessoas amam esse país e sonham em um dia poder conhecê-lo.

Algumas regras japonesas não são menos surpreendentes do que a cultura do local. No Japão, por exemplo, para alguns remédios que compramos livremente aqui, exige-se a receita por lá. Abaixo você pode ver mais algumas das regras malucas japonesas.

1 – É proibido visitar saunas e piscinas para quem tem tatuagens

No Japão, não existe uma lei formal que proíba tatuagens. No entanto, em muitos lugares públicos há cartazes que proíbem pessoas tatuadas de visitar saunas, regra que se aplica tanto a japoneses quanto a turistas.

2 – Proibido produzir bebidas alcoólicas em casa

As leis japonesas proíbem a produção de bebidas alcoólicas caseiras, como aquelas cervejas artesanais, por exemplo. Quem viola a regra pode cumprir até 5 anos de prisão e ter que pagar multa.

3 – Proibido jogar fora ou danificar dinheiro

No Japão, é proibido jogar ou danificar dinheiro. Caso contrário, a pessoa enfrentará um ano de prisão ou uma multa de 2.000 dólares.

4 – Existem restrições rigorosas para os nomes dos recém-nascidos

No Japão, há regras sobre como colocar o nome em um bebê, pois os japoneses acreditam no impacto do nome sobre o destino da pessoa. Os pais não têm o direito de escolher um nome cujo significado possa ser considerado ambíguo ou que tenha energia negativa. Por exemplo, em 1993, os pais de uma criança queriam chamá-la de Akuma, que se traduz como “demônio”. Eles foram processados e a criança recebeu um nome mais “positivo”. Bem que essa regra poderia valer no Brasil também, assim, muitas pessoas se livrariam de nomes constrangedores.

5 – Os contêineres são proibidos em locais públicos

No Brasil, é comum vermos contêineres de lixo nas esquinas. No Japão, não há esses recipientes de lixo em locais públicos. Um dos motivos dessa regra está relacionado ao ato de terrorismo que ocorreu em 1995 no metrô de Tóquio. Devido a isso, foi decidido extinguir todos os contêineres, para evitar a possibilidade de algum terrorista esconder uma bomba neles.

6 – Proibido ser gordo

Bem, quase isso. Desde 2008, o país decidiu lutar contra o excesso de peso de seus habitantes. As pessoas com idade entre 40 a 75 anos têm que ter uma certa medida na cintura, que não deve ser mais de 85 cm para homens e 90 para mulheres. Em caso de excesso, os japoneses recebem assistência médica especial para controle de peso, mas não precisam cumprir multas ou sanções.

7 – É proibido participar de guerras

O Japão possui uma constituição pacifista, e o artigo 9º estabelece que, no que diz respeito à paz internacional, o país se recusa a participar de guerras.

8 – Proibido comprar alguns medicamentos

Vários remédios que podem ser comprados livremente em muitos países,  como por exemplo os antialérgicos, no Japão são vendidos apenas com receitas.

9 – Proibido dançar em algumas casas noturnas

Na legislação japonesa está escrito que, em estabelecimentos cuja área superficial é inferior a 66 metros quadrados, a dança é proibida. Para abrir uma boate ou pub, é necessário receber uma licença correspondente para dançar.

10 – Proibido pescar sem licença

Esta regra é usada apenas para pescar baiacu. Se preparado incorretamente, ele é mortal para o ser humano. Portanto, para pescá-lo e prepará-lo, é preciso ter uma licença específica de conhecimento da variedade de peixes e saber como tratá-lo.

11 – As mulheres são obrigadas a usar sutiã

As mulheres no Japão devem usar o sutiã em edifícios onde há ar condicionado. Esta lei foi aprovada para evitar casos de assédio no trabalho.

12 – A idade do consentimento sexual é de 13 anos

A idade do consentimento sexual no Japão é a partir de 13 anos, mas a idade mínima para casar é de 18 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)