11 Países com ideias cotidianas geniais que facilitam a vida das pessoas

Posted on

Alguns países possuem certos costumes que facilitam a vida de seus habitantes e servem de inspiração para todos nós.

Tudo o que é possível fazer para gerar benefícios para a sociedade, torna a vida das pessoas mais prática, principalmente inovações no transporte e no meio ambiente. Veja abaixo alguns costumes práticos adotados por alguns países que dão grandes exemplos de qualidade de vida.

1 – Dinheiro de plástico, Austrália

O dinheiro da Austrália é considerado o mais moderno do mundo. Por lá, o dinheiro de plástico, resistente à água, está em circulação desde 1988. Sua praticidade é admirada em todo o mundo e foi adotada por outros países, como Nova Zelândia, Canadá e Maldivas.

2 – Faixa de pedestres em 3D, Islândia

Em Ísafjörður, Islândia, decidiram fazer uma marcação mais efetiva para os pedestres atravessarem. Os pintores fizeram faixas de pedestres em 3D, que à primeira vista, parecem estar suspensas no ar.

Essa ideia foi implementada polo comissário local de assuntos ambientais Ralph Trull, que já tinha visto tal inovação na Índia e acabou simpatizando. Os motoristas percebem a faixa muito mais rápido que o habitual, facilitando a vida dos pedestres e reduzindo o número de atropelamentos.

3 – Reciclagem, Suíça

A Suíça é um país bem avançado em termos de reciclagem. Em Zurique, maior cidade da Suíça, 43% do lixo é reciclado. Para a coleta de papelão, metal e vidro, há recipientes em praticamente todos os lugares. O resto do lixo é jogado em sacos brancos por 1,5 euros, e todos se preocupam em separar essas sacolas minuciosamente. O lixo é queimado e a energia obtida é usada para o aquecimento de 170 mil casas.

As cinzas são retiradas da cidade, e com a ajuda delas se fabricam metais, em particular o ouro.

4 – Contrato de casamento e energia elétrica das ondas, Brasil

No nosso país, o casal pode escolher o contrato de casamento. Existem três disponíveis. No primeiro, os bens adquiridos pelos cônjuges antes e depois do casamento são divididos em partes iguais; no segundo, apenas o que é adquirido após o casamento é dividido; e  no terceiro, os cônjuges não dividem o que adquiriram antes ou depois do casamento. Em muitos outros países não existem essas opções.

Em relação à energia, o Brasil conta com 90% de fontes alternativas, e foi um dos primeiros países a utilizar o movimento das ondas do mar para a produção de energia elétrica.

5 – Parque infantil Maggie Daily, Estados Unidos

Esse parque de Chicago com certeza é diferente de todos que já vimos. No local há a simulação de um “porto”, com torres de faróis e baleias. Em todo lugar há paredes para escalar e simulação de colinas e ondas.

Em uma parte do parque, há muitos tobogãs e torres diferentes com uma enorme ponte suspensa.

Além disso, há um mini golf, um labirinto de espelhos e uma rocha rotativa que até mesmo as crianças podem girar.

A atração “mar” faz as crianças se sentirem em um verdadeiro navio. Nos gramados são organizados os piqueniques, e as plantas são semeadas para todas as estações do ano.

6 – Uma nova imagem para os edifícios, Áustria

Um dos símbolos da Áustria é o prédio Kunsthaus Graz, um museu de arte moderna  que também é chamado de “Alienígena amigável”. Ele se destaca em meio aos edifícios antigos, e, de acordo com a ideia dos designers, este é um tipo de diálogo entre tradição e vanguarda.

A fábrica de incineração de resíduos Spittelau é uma obra do arquiteto Friedensreich Hundertwasser. Ele propôs uma série de exigências para que a fábrica em Viena expulsasse um mínimo de substâncias nocivas. E só quando ele se certificou de que era possível, iniciou o projeto. Hoje, a energia da Central de Aquecimento aquece mais de 60 mil apartamentos perto da fábrica, e os turistas sempre querem visitá-la em seus passeios.

7 – Sistemas avançados de transporte e serviços, Japão

O Japão é muito conhecido por suas inovações tecnológicas. Os super expressos surpreenderam o mundo pela primeira vez em 1964, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. O primeiro funcionou a uma velocidade de 210 quilômetros por hora. Hoje, o novo “Shinkansen” quebrou todos os recordes, atingindo durante os testes uma velocidade máxima de 603 quilômetros por hora.

Os robôs se tornaram algo cotidiano para muitos japoneses. Nas cafeterias, eles preparam crepes para as pessoas, e no hotel eles oferecem roupas de cama limpas. Mas o mais surpreendente são os robôs que ajudam pessoas que não podem andar.

Os japoneses conseguiram criar um exoesqueleto mecânico para ajudar as pessoas que não conseguem se locomover sozinhas. “Queremos mostrar ao mundo o que os robôs são para o futuro”, dizem os desenvolvedores do HAL (Esqueleto Assistencial Híbrido). No seu uso, uma pessoa não precisa constantemente pressionar algo, as pernas-robôs recebem um impulso dos próprios músculos do ser humano.

8 – Trem aéreo, novos “funcionários” da polícia e dormir em qualquer lugar, China

Na China, um novo ferroviário aéreo foi criado. O trem desliza por um monotrilho, e trata-se de um comboio em forma de panda. A estrutura acomoda 230 passageiros e atinge uma velocidade de até 60 quilômetros por hora, o que facilita muito a locomoção em cidades pequenas.

Cão de guarda é coisa do passado na província chinesa de Xinjiang. Por lá, os policiais decidiram inovar na patrulha pela segurança, e agora gansos têm participado das patrulhas oficiais. Isso por que eles são conhecidos por serem extremamente vigilantes e ter uma audição de largo alcance.

Os chineses já se tornaram famosos em todo o mundo por sua capacidade de adormecer em qualquer lugar. Até mesmo um site (Sleeping Chinese) foi criado para mostrar fotos de pessoas realizando essa proeza.

9 – A cidade do futuro, Coreia do Sul

A cidade inteligente Songdo foi construída a partir de zero a 65 quilômetros de Seul, perto do aeroporto. O local foi construído para ser um distrito internacional de negócios, e a ideia principal é a tecnologia para a comodidade. Os habitantes têm um cartão inteligente para receber todos os tipos de serviços e viagens gratuitas, e toda a cidade está conectada ao sistema de dados.

Além de arranha-céus, canais de água, centros de exposições e Internet 4G, existem parques, pistas para bicicletas e estações de carga para veículos elétricos.

10 – As melhores estradas do mundo, Alemanha

A Alemanha é muito conhecida por suas pistas impecáveis, e é um dos países com as estradas mais seguras do mundo, que são excelentes para dirigir e funcionam sem reparos entre 30 e 50 anos.

11 – Evolução das estufas, Holanda

A Holanda é líder incontestável da inovação. Inclusive o Wi-Fi e o Bluetooth foram inventados por lá. O país ocupa o segundo lugar na exportação de produtos. Por lá, em um acre de terra se produz 2,5 vezes mais produtos do que em outros países. Eles são campeões da produção de tomate e cebola, e também são donos de metade do mercado mundial de flores.

As estufas estão por toda parte na Holanda. Ao longo dos últimos 20 anos, os agricultores reduziram a dependência da água em 90% e rejeitaram o uso de pesticidas.

Toda a agricultura na Holanda está organizada no espírito do século XXI. O conceito é produzir mais produtos usando menos terra e energia.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)