Sorveteria confia nos clientes para pagarem sozinhos e acaba com prejuízo de 16%

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Encontrar pessoas honestas é uma raridade. Se você é honesto, parabéns, e se conhece mais pessoas assim, não os deixe nunca, pois infelizmente, o que vemos hoje em dia é apenas a degradação moral e ética do nosso país. Só que com tantos escândalos de corrupção do setor público, as pessoas passam a detestar e a repudiar cada vez mais a desonestidade, procurando corrigir a si mesmos e a todo o resto da sociedade.

Para verificar a quantidade de pessoas desonestas que estão soltas por aí, a Alpi Gelateria, de Santos – SP, resolveu fazer um pequeno teste

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Há 15 dias, eles deixaram um freezer com sorvetes do lado de fora da loja, encorajando o consumidor a pegar o que quiser e… deixar o dinheiro numa caixinha, é claro!

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Resultado: 16% de prejuízo no experimento. É, infelizmente, 16% das pessoas que pegaram os sorvetes “esqueceram” de pagar, segundo contam os donos do estabelecimento

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A dinâmica era simples, bastava pegar e pagar, só que sem a supervisão de um funcionário, que foram instruídos a não abordarem aqueles que não pagassem. E acima do freezer, eles deixaram o seguinte cartaz contra a corrupção:

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A gerente explicou que outra placa será colocada na frente do estabelecimento, com o resultado da contagem, que também será divulgado no Facebook. E a ação continuará.

“Até achei que ia ser maior a quantidade de não pagantes, mas fiquei satisfeita com o resultado. Acredito que esse número deve diminuir. Na verdade, foi mais por parte da molecada que sai do colégio e pega o sorvete”, disse a gerente.

O antropólogo Darrel Champlin achou a taxa de 16% muito alta, mas acha que a divulgação dos resultados deve diminuir esse número, pois segundo ele “o povo tende a ter o que chamamos de instinto de manada, que é seguir o exemplo, ou seja, se todo mundo estivesse roubando o sorvete, mais gente ia roubar. Mas como 84% ainda é maioria, será melhor seguir o que faz quatro, de cada cinco pessoas”.

Fonte: A Tribuna

 

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