Pavlov Poke: aparelho dá choques em usuários que perdem muito tempo nas redes sociais

Posted on

Sejamos francos: o vício em redes sociais deixou de ser uma piadinha há muito tempo e hoje se mostra uma realidade cada vez mais comum e séria! Você mesmo pode ser um viciado em Facebook, Twitter e Instagram sem se dar conta disso.

Alguns casos são graves e necessitam de terapia de choque – literalmente. Calma, não estamos falando daqueles aparelhos de eletrochoque utilizados em clínicas de doentes mentais, mas de um estímulo negativo, digamos, bem desagradável para inibir o uso constante desses serviços.

Não é um tratamento, mas apenas uma forma que dois estudantes do MIT acharam para inibir o descontrole de ambos perante as redes sociais, especialmente o Facebook, além de outros sites que representem distrações.

O dispositivo, chamado de Pavlov Poke, é composto por uma placa conectada ao computador por USB e a uma base que precisa ser colocado na parte inferior do teclado de modo que punhos fiquem em contato com essa base, tal qual aqueles descansos de punho à venda no mercado para pessoas que digitam demais.

pavlov poke

Toda vez que o usuário estiver trabalhando, por exemplo, e resolver dar aquela espiadinha numa página que contenha distrações, o aparelho responde enviando uma descarga ao suporte do punho que possui placas condutoras, não chegando a machucar, mas que é bem desagradável. A idéia é que os estímulos negativos constantes façam com que diminua o impulso de olhar outra página.

Infelizmente, o dispositivo trata-se apenas de um projeto e seus autores não possuem intenções de leva-los ao público, o que é uma pena – eu mesmo compraria um! Confira o vídeo abaixo onde a dupla de criadores demonstra a invenção.

Fonte: PCMag

Gostou? Deixe seu comentário :)