14 Lugares ao redor do mundo que só podem ser conhecidos quando se está debaixo d’água

Posted on

O planeta está repleto de lugares inusitados para serem descobertos, basta termos um pouco mais de coragem e fôlego. Até mesmo sob as águas há lugares incríveis para serem explorados, desde que estejamos dispostos a ficarmos completamente submersos durante um tempo para conhecê-los. Veja abaixo algumas paisagens, obras e até cidades antigas que estão submersas em águas profundas.

1 – Museu de Arte Subaquática, México

Localizado em Cancun, este museu abriga várias esculturas que só podem ser vistas debaixo d’água. O principal objetivo do projeto é a preservação do meio ambiente, já que é uma alternativa para os turistas da região, reduzindo assim o número de visitantes aos corais naturais.

2 – Local de mergulho do farol, Egito

Este local, no Mar Vermelho, surgiu como uma alternativa para diversificar o turismo e proteger as espécies naquela zona. No local é possível mergulhar em cavernas, ver um navio naufragado, estátuas gigantes e várias outras atrações inusitadas.

3 – Cristo do Abismo, Estados Unidos

O Cristo do Abismo é uma obra de Guido Galletti. A obra original está localizada em San Fruttuoso, Itália. No entanto, foram criadas várias réplicas desta estátua, sendo algumas delas submersas.

4 – Pemuteran, Indonésia

Um projeto de bio-rochas que visa proteger e restaurar os recifes de coral, promovendo o crescimento de minerais no meio ambiente. Através de diferentes objetos feitos com este material e colocados no fundo do mar, são criados “jardins aquáticos”, que podem ser visitados nas profundezas de Pemuteran, Bali.

5 – Estátuas em Gili Meno, Indonésia

Uma das principais atividades nas Ilhas Gili é o mergulho com snorkel, devido à beleza de seus ecossistemas aquáticos. No local, é possível encontrar estátuas do artista Jason deCaires Taylor, que fazem parte de um projeto para preservar a vida marinha.

6 – Caminho de Bimini, Bahamas

Trata-se de uma formação de blocos rochosos perto da ilha de Bimini, nas Bahamas. Há várias teorias para explicar essas formações: algumas pessoas acreditam que é uma estrada antiga, outras pensam que é um muro e outras afirmam que é uma pista para a Atlântida. No entanto, geólogos e arqueólogos acreditam que é uma formação natural, sem grandes mistérios.

7 – Fenda continental de Silfra, Islândia

Dentro do Parque Nacional Thingvellir, na Islândia, fica Silfra, uma fenda entre duas placas tectônicas, sendo que uma placa vem da Eurásia e a outra da América do Norte. Logo, quem mergulha nessas águas pode estar entre dois continentes ao mesmo tempo.

8 – Tulamben, Indonésia

O Tulamben Coral Garden foi criado no fundo do mar em Bali, na Indonésia. Por lá é possível encontrar várias estátuas, entre as quais uma figura de Buda e outras de vários deuses hindus. O local é raso e acessível até mesmo para mergulhadores iniciantes.

9 – Museu Submarino de Side, Turquia

Foi o primeiro museu subaquático construído na Europa. Nele podemos ver esculturas sobre a história e a cultura da Turquia. Além disso, há passeios para mergulhar com snorkel pelas exposições e apreciar a vida marinha local.

10 – Titanic, Oceano Atlântico

Apesar de seu naufrágio já ter ocorrido há muitos anos, hoje o Titanic pode ser visitado no fundo do Oceano Atlântico, embora seja extremamente caro e seja necessário cumprir alguns requisitos para participar das expedições.

11 – Million Hope, Egito

O Million Hope foi um navio de 1996 que afundou perto da reserva Nabq no Egito. Alguns fragmentos do navio ainda podem ser vistos da superfície, e ao mergulharmos podemos encontrar os restos, que continuam sendo consumidos pelo ecossistema do fundo do mar.

12 – Heracleion, Egito

No ano de 2000, foram descobertos os restos mortais de Heracleion, uma das cidades mais importantes do Egito Antigo, que esteve escondida sob o mar durante séculos. Edifícios, templos, estátuas de faraós, embarcações e várias outras coisas foram encontradas por lá.

13 – Estátua de Poseidon, Colômbia

No fundo da ilha de San Andrés, na Colômbia, está a estátua de Poseidon, uma escultura que representa a divindade do oceano na mitologia grega. É uma das atrações que podem ser visitadas no fundo do mar, já que faz parte do Museu Subaquático de San Andrés.

14 – Jardim de esculturas subaquáticas, Granada

O jardim de esculturas subaquáticas é uma grande coleção de arte com algas crescendo nas estátuas de rostos e figuras de meninos e meninas de mãos dadas. Trata-se de um atrativo também para os peixes, que ali se alimentam e equilibram o ecossistema.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)