10 Coisas que contribuem para o cansaço diário mais do que se imagina

Posted on

Não tem jeito, em algum momento da vida você irá se sentir cansado, exausto, sem vontade de fazer nada. Mas você deve estar pensando “ah, normal”. Sim, é normal ficar cansado às vezes, mas se sentir cansado constantemente não é nada bom, muito menos normal. E saiba que pode ser um conjunto de fatores que podem causar essa fadiga crônica.

Melhor mesmo é levar a vida com vivacidade e muita energia. Então aqui vão algumas dicas de como detectar e potencialmente solucionar o problema com cansaço.

1. Você não está acordando cedo o suficiente

cansaço3

Esqueça a função “soneca” do despertador. Não durma até o último segundo. Guarde um tempo para levantar mais devagar e relaxar simplesmente acordando mais cedo. Um estudo de Harvard de 2008 mostrou que pessoas matutinas antecipam melhor problemas do que os notívagos e são mais proativas, algo que está ligado ao desempenho no trabalho e ao sucesso.

2. Você pode estar cercado por pessoas tóxicas

cansaço6

Colegas de trabalho que apenas reclamam e se lamentam podem realmente fazer você mais cansado. O desgaste que pessoas assim provocam vai além do psicológico e passa para o lado físico. Apenas livre-se desse tipo de pessoa ou não permita que entrem seu âmbito pessoal

3. Você pode estar com deficiência de magnésio

O Dr. Mark Hyman, diretor da Cleveland Clinic Center for Functional Medicine, afirma que devemos pensar nesse elemento como o mineral do relaxamento. Ele controla seu sono, quanto tempo leva para dormir e acordar. Para repor magnésio, sugere-se alimentos como nozes, sementes, feijões, abacate, e folhas verdes. Mas lembre-se: esse mineral em excesso pode ter um efeito laxante!

4. Você odeia o seu trabalho

cansaço4

Sendo honesto: acordar dia após dia para o trabalho já pode ser cansativo, mas isso é agravado quando você odeia o que faz ou está cercado por colegas de trabalho difíceis de lidar. Se você está sempre se sentindo lento, pode ser que precise de uma mudança de cenário. Precisa de provas? Vários estudos têm mostrado que as pessoas que odeiam seus trabalhos têm dificuldade para adormecer ou dormir profundamente, principalmente por causa do stress.

5. Você não está se exercitando

Achou que ela não ia aparecer por aqui, né? Mas a atividade física regular pode reduzir o risco de depressão e pode ajudá-lo a dormir melhor. Não é preciso muito: apenas 150 minutos de exercício moderado por semana pode fazer você 65% menos cansado durante o dia! Parece contraditório, mas dá muito certo.

6. Você não está tomando sol o suficiente

Além de ajudar na produção natural da vitamina D, que evita que o corpo fique doente com facilidade, tomar sol influi em nosso relógio biológico. Quando há exposição ao sol ou a luzes artificiais muito fortes durante o dia, a produção da melatonina no corpo começa mais cedo à noite, permitindo que se durma com maior facilidade.

7. Você é um “poço” de estresse

cansaço7

Todo mundo sabe que a ansiedade não é bom – especialmente porque provoca úlceras, cabelos brancos e exaustão. O stress é também a principal causa de insônia, de acordo com a Clínica Mayo. E é um ciclo vicioso: a falta de sono deixa você mais irritado e ansioso, fazendo com que os problemas pareçam maiores, ficando mais difícil para dormir na noite seguinte. Portanto, tome algum tempo para desestressar e tentar colocar problemas em perspectiva.

8. Você possui alguma desordem de auto-imunidade

Essas desordens são conhecidas por causar fadiga e cansaço. E uma vez que as mulheres são três vezes mais propensas que os homens a sofrer disso, não se esqueça de falar com seu médico se você está sempre cansado. Pode haver um problema de saúde muito mais profundo que você não está prestando atenção.

9. Seu quarto é um caso de calamidade pública!

cansaço2

Em outras palavras: seu quarto é aquela bagunça! Sim, isso influencia no seu sono. De acordo com a National Sleep Foundation, seu quarto deve ser limpo, confortável e propício ao descanso. Então, queimar algumas velas perfumadas , usar algumas luzes difusas, arrumar e criar o seu próprio santuário calmante podem ser grandes diferenciais.

10. Você come muita comida processada (industrializada)

cansaço5

Estamos falando de alimentos ricos em carboidratos, como hambúrgueres e batatas fritas, arroz branco, massas e pão que causam verdadeiro desastre nas suas energias, especialmente os ricos em açúcar. Em vez disso, coma bastante frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, o que pode aumentar a energia, dando-lhe as vitaminas e minerais que você precisa. E uma vez que frutas e vegetais são principalmente água, a hidratação pode ajudar a dar-lhe um impulso bem.

Fonte: Woman's Day
Imagens/Destaque: Shutterstock

Gostou? Deixe seu comentário :)