8 Hábitos do cotidiano dos japoneses que causam surpresa nos estrangeiros

Posted on

O Japão é um país com uma cultura muito peculiar, e se destaca pela educação, limpeza e organização, por exemplo. O que para os japoneses é normal, para nós pode ser um pouco estranho, pois nossos costumes são bem diferentes. Conheça abaixo um pouco sobre o estilo de vida do dia a dia dos japoneses.

1 – Depois de voltarem da rua, as pessoas lavam as mãos e enxáguam a garganta

Depois que os japoneses chegam em casa, além de lavar as mãos para se livrar das bactérias e sujeiras, eles também fazem gargarejo. No país, são vendidas muitas soluções especiais de enxágue, mas eles às vezes também utilizam apenas água morna.

2 – Os japoneses bebem água da torneira

No Japão, a água é tão limpa que não precisa passar por filtragens adicionais. Por lá, as pessoas costumam beber água diretamente da torneira, sem que isso seja prejudicial à saúde.

3 – As roupas íntimas secam em um cabide especial

Devido à alta umidade nos apartamentos do Japão, as roupas são secas na varanda após a lavagem. Ao mesmo tempo, os japoneses preferem não expor suas roupas íntimas ao público, e usam cabides com capa de proteção para espantar os olhares curiosos.

4 – Os anfitriões dão chinelos descartáveis às visitas

Os japoneses dão chinelos descartáveis às visitas, e depois que elas vão embora, os chinelos são jogados fora. Os sapatos para uso externo devem ser deixados no corredor (genkan) da casa.

5 – Nos armários, as coisas não são colocadas em pilhas, mas enroladas e armazenadas verticalmente

Os japoneses costumam usar o método de limpeza de Marie Kondo, que recomenda se livrar de itens desnecessários e manter as coisas ordenadas por categoria. Cada objeto tem seu próprio lugar próximo ao mesmo objeto ou semelhante.

6 – Ao entrar no banheiro, os japoneses calçam chinelos especiais

Os japoneses levam muito a sério os hábitos de higiene. Nas suas residências, em frente à entrada do banheiro, há chinelos especiais com a inscrição “banheiro”. As pessoas os colocam e deixam os chinelos que costumam usar próximos à porta.

7 – Os assentos descartáveis não são usados no Japão

Em muitos países, as pessoas costumam usar assentos descartáveis no banheiro. No Japão, inclusive em banheiros públicos, as pessoas enrolam papel higiênico em várias camadas, umedecem-no abundantemente com um desinfetante (que está sempre localizado próximo ao vaso sanitário) e enxugam bem o assento.

8 – Os japoneses muitas vezes não lavam frutas e vegetais que compram no mercado

Os produtos nos supermercados japoneses são embalados e lavados com rígidos critérios e completamente prontos para comer. A limpeza e a qualidade dos alimentos são cuidadosamente monitoradas por lá, por isso os japoneses não costumam lavál-los quando chegam em casa.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)