10 Fenômenos naturais que podem ser fatais para alguém desprevinido

Posted on

O planeta Terra certamente é um lugar fantástico e único. Não há como não apreciar o meio ambiente, suas paisagens, rios, lagos, desertos, vegetação, as milhares de espécies animais, coisas que sequer conhecemos em plenitude. Entretanto, não se pode negar que pode ser um lugar bem assustador e, principalmente, mortal. Aprendemos a lidar com a “fúria” dos elementos, mas isso não é garantia de sobrevivência.

A seguir você confere 10 fenômenos naturais que podem muito bem matar qualquer um em questão de segundos.

1. Tempestades de areia

Fenômeno bastante popular em lugares áridos ou desérticos, essas tempestades se formam depois que o vento sopra a areia e poeira que está solta na superfície seca do solo provocando uma imensa onda que pode percorrer quilômetros e “engolir” cidades inteiras. Imagine tentar enxergar ou mesmo respirar no meio de um monte de poeira.

desastres_naturais2

2. Ondas de calor extremo

Uma onda de calor é como é chamado o fenômeno caracterizado pelo prolongamento do calor extremo e humidade alta numa determinada área. Os níveis elevados de calor tendem a levar as pessoas a entrar em colapso, desmaiar e, às vezes, até morrer de desidratação ou insolação.

desastres_naturais10

3. Bolhas de gelo inflamáveis

Sim, isso existe! Elas se formam a partir do gás metano liberado no fundo dos lagos pela decomposição da matéria orgânica, e congelam-se próximo à superfície. Elas são belas, mas caso entrem em combustão, podem ser particularmente desastrosas.

desastres_naturais9

4. Tempestade de granizo

A maioria das pessoas não costuma se preocupar muito com tempestades de granizo, especialmente aqui no Brasil, onde elas são raras e restritas apenas a alguns lugares mais frios ou que possuam condições momentâneas favoráveis ao seu aparecimento.

Entretanto, elas são bem perigosas dependendo da sua intensidade e do tamanho das pedras de gelo formadas. Há casos em que elas podem superar o tamanho de uma bola de beisebol e, aliadas à velocidade da queda, podem facilmente rachar o crânio de alguém que esteja desprotegido.

desastres_naturais8

5. Deslizamentos de terra

Infelizmente, um velho conhecido aqui no Brasil, não é verdade? E eu nem preciso dizer que eles são bastante fatais, especialmente pelo fator surpresa, pois podem acontecer a qualquer momento, com chuva ou não, e também pela rapidez do acontecimento. Em questão de instantes, qualquer coisa pode ser carregada morro abaixo.

desastres_naturais7

6. Vórtice polar

Um vórtice polar é uma enorme bolsa de ar frio que geralmente se senta sobre as regiões polares durante os meses de inverno. Este tipo de fenômeno normalmente provoca ventos de corrente forte, capaz de destelhar casas, além de intensas frentes frias.

desastres_naturais6

7. Linhas de instabilidade

A linha de instabilidade é um outro tipo de tempestade conhecido por formar uma longa frente fria. Durante o início do século XX, este era um termo para determinar apenas uma frente fria. A tempestade tende a trazer granizo, raios freqüentes e ventos intensos.

desastres_naturais5

8. Super célula

Uma super célula é um tipo de intenso temporal que apresenta uma mesociclone, que é uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem. Devido a este tipo de ciclone, a tempestade é capaz de tragar uma pessoa ou veículo, elevando-o a uma grande altitude antes que ele possa cair. Quando você ouvir falar que uma tempestade super célula se aproxima, CORRA!

desastres_naturais4

9. Erupção vulcânica

As erupções vulcânicas são, obviamente, um dos fenômenos mais perigosos para ocorrer, embora não aconteça com frequência suficiente para que as pessoas fiquem muito alarmadas. Apesar disso, erupções como a do Monte Vesúvio matou milhares. Hoje, os sistemas de prevenção de desastres funcionam bastante bem no sentido de alertar moradores dos arredores a tempo de salvá-los, o que não significa que uma erupção em grande escala não possa provocar um mega desastre.

desastres_naturais3

10. Tromba d’água

Os especialistas tendem a concordar que uma tromba d’água nada mais é do que um tornado que ocorre sobre a água. Tornados, como você sabe, são perigosos. Elas podem afundar um barco com facilidade, especialmente os encontrados em águas tropicais.

desastres_naturais1

Fonte: lolwot

Gostou? Deixe seu comentário :)