13 Prédios tão inclinados que dão a impressão de que vão tombar a qualquer instante

Posted on

As torres inclinadas chamam atenção por sua arquitetura peculiar. Ao vermos um edifício desse tipo, a sensação que temos é que ele cairá a qualquer momento. Alguns desses prédios foram construídos assim propositalmente, e outros começaram a ficar inclinados em razão de alguns problemas no solo. Conheça abaixo algumas dessas torres que são verdadeiros “achados” da arquitetura em razão de suas inclinações.

1 – Capital Gate, Emirados Árabes Unidos

Essa enorme torre inclinada está localizada em Abu Dhabi, tem 36 andares, 160 metros de altura, e em 2010 ganhou o status de torre mais inclinada do mundo, pelo Guinness Book.

2 – Huzhu Pagoda, China

Está localizada na Montanha Tianma, em Xangai. Sua grande inclinação é maior que a da Torre de Pisa, foi erguida em 1079 e, no início, guardava relíquias budistas.

3 – Torre de Nevyansk, Rússia

Diz a lenda que a inclinação da torre não foi produto da passagem do tempo, mas de um capricho arquitetônico, mas mais tarde verificou-se que isso não era verdade. .

4 – Torre da igreja de Bad Frankenhausen, Alemanha

Bad Frankenhausen é uma cidade da Alemanha localizada no estado de Turíngia. Na igreja local foi construída uma torre íngreme, em 1382. Sua inclinação se deve em grande parte a alguns cenotes que começaram a afetá-la a partir do século XVII. Esta é a segunda torre mais íngreme da Alemanha.

5 – Torre da Capela de Suurhusen, Alemanha

Trata-se de uma capela com uma torre sineira construída em Suurhusen, uma cidade localizada em Emden, Alemanha. A torre sineira foi construída em 1450 e a capela no século XIII.

6 – Torres Puerta de Europa, Espanha

Essas torres são dois edifícios de 114 metros de altura e 26 andares, localizados na Plaza de Castilla em Madrid, Espanha. A inclinação entre os dois é de 14,3º e foram construídos entre 1989 e 1996.

7 – Casa Dançante, República Tcheca

A casa dançante é um interessante ponto turístico de Praga, na República Tcheca. A princípio, o projeto gerou muita polêmica, por se situar entre edifícios góticos e barrocos, e não condizia com esses estilos arquitetônicos, segundo uma parte da população. A construção foi projetada em 1992 e concluída em 1996.

8 – Torre inclinada em Toruń, Polônia

Esta torre possui um estilo arquitetônico gótico e sua construção iniciou-se na segunda metade do século XIII. Seu desvio vertical é de 1,46 metros e sua altura de 15 metros. A torre já serviu como prisão feminina no século XVIII.

9 – Torre Inclinada de Teluk Intan, Malásia

A Torre de Teluk Intan está localizada na Malásia e tem 25,5 metros de altura. Sua estrutura conta com influência arquitetônica chinesa, e sua inclinação deve-se ao terreno sobre o qual foi construída e ao peso da água que existe na sua cisterna.

10 – Torre Söyembikä, Rússia

A Torre Söyembikä, também chamada de Mesquita de Khan, tem uma inclinação de 194 centímetros e foi construída em uma série de sete degraus. Em 2000, a UNESCO a declarou Patrimônio Mundial.

11 – Torres Asinelli e Garisenda, Itália

Essas duas torres ficam uma ao lado da outra e estão localizadas em Bolonha, Itália. A Torre Garisenda tem uma inclinação de 3,2 metros e a torre Asinelli de 1,3 metros. No século XIV, a torre Asinelli, com 97,6 metros, estava destinada a ser uma prisão.

12 – Torre de Pisa, Itália

Com certeza você já ouviu falar desse importante ponto turístico. Na verdade ela era pra ser vertical, mas durante a sua construção em 1173 começou a inclinar-se. Seu peso estimado é de 14.700 toneladas e sua inclinação é de 3,97°.

13 – Big Ben, Inglaterra

O Big Ben acabou ficando inclinado por causa de problemas no solo, tendo inclinado 220 mm para o noroeste, mas essa inclinação continua acontecendo devido às escavações de novos túneis subterrâneos muito perto de Westminster.

Fonte: Genial Guru

Gostou? Deixe seu comentário :)