14 Fatos surpreendentes e interessantes sobre a vida na Noruega

Posted on

Aprender algo sobre culturas diferentes é enriquecedor. A Noruega, por exemplo, é um país com uma cultura riquíssima, conhecido pela sua alta qualidade de vida e pelos vikings, dentre outras coisas.

O país tem cerca de 5 milhões de habitantes e é onde estão as pessoas mais felizes (e também algumas das mais ricas) do mundo. A Noruega possui várias curiosidades interessantes que merecem ser lidas, veja abaixo uma lista de fatos incomuns sobre esse país nórdico fascinante.

1 – Devido à ameaça aparecimento de ursos polares em Svalbard, qualquer viajante “deve estar equipado com os meios adequados para assustar e afugentar os ursos polares.” O governador da ilha também recomenda que as pessoas carreguem armas de fogo, por exemplo.

2 – A marca de carros Troll foi criada na Noruega e produziu carros entre 1956 e 1958, agora todos os poucos carros que sobraram da marca estão em museus de automóveis.

3 – A renda e a riqueza de todos os habitantes da Noruega são públicas, qualquer pessoa pode ter acesso a esses dados. A ideia por trás disso é dificultar a sonegação de impostos

4 – Na Noruega, as pessoas usam o termo “Texas” como gíria que significa “louco”. Segundo Daniel Gusfre Ims, chefe do serviço de assessoria do Conselho de Línguas da Noruega, isso teve início quando as pessoas começaram a assistir a filmes de cowboy e a ler esse tipo de literatura. “O gênero era extremamente popular na Noruega, e muito dele apresentava o Texas, então a palavra se tornou um símbolo de algo sem lei e sem controle”, afirmou em uma entrevista.

5 – Em 2013, o ex-Primeiro-Ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, se disfarçou de motorista de táxi em Oslo. Ele fez isso para se aproximar dos eleitores noruegueses e ouvir suas verdadeiras opiniões.

6 – Na Noruega, a Páscoa às vezes é chamada de “Påskekrim” (Crime de Páscoa). Durante o feriado, quase todo mundo lê romances policiais, assiste a programas de crimes reais e lê artigos especiais relacionados a crimes. A tradição começou quando dois jovens autores noruegueses – Nordahl Grieg e Nils Lie – tiveram a ideia de escrever um best-seller sobre crimes. No domingo antes da Páscoa, eles lançaram uma campanha publicitária na qual o título do livro “Trem de Bergen saqueado à noite” ganhou o primeiro lugar na primeira página. O anúncio realista, que muitos confundiram com um roubo real, fez bastante sucesso. Muitos consideram este romance o primeiro Påskekrim e a própria origem da tradição.

7 – Os noruegueses adoram comer tacos. A iguaria mexicana é bastante popular por lá. Quem diria, não é mesmo?

8 – Quando alguém publica um novo livro na Noruega e ele passa pelo controle de qualidade, o Conselho Oficial de Artes da Noruega compra 1.000 cópias para distribuir nas bibliotecas, ou 1550 cópias se for um livro infantil. O objetivo é apoiar os escritores enquanto eles ainda estão construindo suas carreiras. Além disso, os livros também estão isentos de alguns impostos.

9 – Para fins fiscais, o striptease conta como uma forma de arte, e, portanto, deve ser isento do imposto sobre o valor total.

10 – A Noruega tem uma das diretrizes de publicidade mais rígidas do mundo desde 2007. Naquele ano, o país mirou fabricantes de automóveis que alegavam que seus carros eram “limpos” ou “ecologicamente corretos”. “Os carros não podem fazer nada de bom para o meio ambiente, exceto menos danos do que outros”, disse Bente Oeverli, um alto funcionário do escritório do Ombudsman do Consumidor à mídia. As diretrizes distribuídas aos fabricantes de automóveis diziam: “Pedimos que frases como ecologicamente correto, verde, limpo, carro ambiental, ou descrições semelhantes não sejam usadas no marketing de carros”.

11 – O fundo de petróleo da Noruega vale algo em torno de 1 trilhão de dólares. No entanto, o país gasta apenas 3% do fundo ao ano, porque está economizando para a próxima geração. Isso sim é que é um país desenvolvido e que pensa no futuro das pessoas.

12 – Nos últimos anos, o conceito de Slow TV, ou TV lenta, tem ganhado muitos adeptos na Noruega. Trata-se de programas de TV que exibem, durante um longo período, coisas simples como várias horas de tricô ou de viagem de barco, por exemplo.

13 – Svalbard é a única zona livre de visto do mundo. Isso significa que qualquer pessoa pode morar e trabalhar lá indefinidamente, vinda de qualquer país.

O ruim mesmo é só aguentar o frio – e eventuais ataques de ursos polares, como já vimos num tópico anterior!

14 – Na prisão de Halden, os policiais são incentivados a interagir com os presos praticando esportes, comendo e fazendo outros tipos de atividades juntos. Acredita-se que isso evita brigas e desentendimentos entre eles. Além disso, na prisão de segurança máxima, todas as celas têm TV de tela plana, banheiro e chuveiro.

Fonte: Bored Panda

Gostou? Deixe seu comentário :)