10 Coisas terríveis que aconteceriam se a Terra parasse de girar de repente

Posted on

Você já imaginou o que aconteceria com nosso mundo se, nesse exato momento, a Terra simplesmente parasse de girar? Você acredita que não sentiria nada, afinal nem sente a Terra se movimentar, certo? Errado!

E isso não afetaria só o dia e a noite! Segundo estudos, a Terra realmente está diminuindo sua velocidade de rotação e os dias estão ficando mais longos, como você pode conferir aqui.

Então, como seria se ela não girasse mais?

1 – Todos os objetos voariam para o leste em alta velocidade sob seu próprio impulso

Não conseguimos notar a alta velocidade em que a terra gira, aproximadamente 1.700 km por hora. Porém, se parássemos subitamente, segundo Sten Odenwald da NASA, tudo na superfície da Terra voaria em velocidade absurdamente elevada e depois voltaria ao chão, já que 1.700km não é uma velocidade alta o suficiente para fazer as coisas escaparem do campo gravitacional.

2 – Maremotos enormes aconteceriam

O poder do impulso que a Terra geraria ao parar subitamente faria com que oceanos e mares criassem tsunamis extremamente poderosos e arrasariam as cidades costeiras, fazendo-as desaparecer do mapa!

3 – Uma ventania poderosa surgiria

A atmosfera continuaria se movendo e esse impacto a faria rotacionar em torno do planeta – provavelmente diversas vezes. A velocidade que esses ventos atingiriam ultrapassariam 1,77028 quilômetros por hora e seria possível até que a Terra perdesse parte de sua atmosfera com esses ventos.

4 – Toda a água do mundo se concentrariam em 2 oceanos e um novo continente se formaria

A água se concentraria no equador devido à força centrífuga. Uma parada repentina na rotação da Terra faria com que as massas terrestres e a água se redistribuam para formar dois grandes oceanos em ambos os polos. A terra no equador aumentaria e formaria um novo continente gigantesco, cobrindo todo o planeta através do equador.

5 – Erupções vulcânicas, furacões e terremotos aconteceriam

A enorme força cinética da Terra e seu impulso agitariam o planeta no seu núcleo. O resultado é bastante previsível: furacões totalmente poderosos, erupções vulcânicas e terremotos destrutivos. Em toda parte.

6 – A Terra se tornaria esférica

Atualmente, o nosso planeta não é uma esfera e sim um geóide, por conta do movimento de rotação em torno de seu eixo. Porém, se ela parasse de girar abruptamente, se tornaria esférica.

7 – Um hemisfério se tornaria absurdamente quente, enquanto o outro seria tão frio quanto a Antártica

Esqueça o clima tropical e as estações do ano. Se a Terra parasse de girar, apenas metade dela seria aquecida, tornando-a quente e sempre iluminada com as temperaturas mais altas do equador. O segundo hemisfério tornaria-se frio ártico. A NASA também tem outra versão: a Terra deixaria de se virar completamente, e haveria um dia de 6 meses seguido de uma noite do mesmo comprimento.

8 – O campo magnético que protege a Terra de radiações cósmicas perigosas desapareceria

O campo magnético é basicamente formado devido aos processos do núcleo externo (feito principalmente de ferro) e ao movimento de rotação do planeta. Se ele parasse, o campo magnético também desapareceria, prevê Sten Odenwald. O campo nos protege do vento solar: as partículas carregadas do sol que destruirão todo ser vivo.

9 – Se as pessoas sobrevivessem, seria na divisa entre o lado quente e frio do planeta

A humanidade só poderia se adaptar às novas condições na fronteira da noite e do dia. Os seres humanos teriam que viver no subsolo e apenas sair em trajes de proteção por causa da radiação.

10 – A lua cairia na Terra, mas isso não aconteceria imediatamente

O Prof. Vaughan Pratt, da Universidade de Stanford, diz que a Lua gradualmente diminuiria sua velocidade, e sua distância da Terra se reduziria. Com o tempo, provavelmente cairia em nosso planeta.

Claro que esta é uma situação bastante extrema e muito improvável de acontecer, mas é interessante, ao mesmo tempo, pois serve para entendermos que a todo momento há forças e fenômenos naturais que influenciam ativamente em nossa sobrevivência e permanência neste planeta. Tudo está interligado e a ausência de algum desses elementos levaria todo o resto ao caos.

Fonte: Brightside

Gostou? Deixe seu comentário :)