10 Fatos sobre o espaço que aprendemos de forma ERRADA por culpa dos filmes

Posted on

Muitos são os filmes que mostram a vida e as aventuras de astronautas no espaço. Porém, a grande maioria implementou algumas mentirinhas que não funcionam muito bem lá em cima.

1 – A cabeça explodiria ao tirar o capacete

Muitos filmes fizeram suspense sobre humanos explodindo se a carne fosse exposta às condições no espaço. Porém, a primeira coisa que mata é a falta de oxigênio na atmosfera, o que causa a morte em pouquíssimos minutos.

2 – Humanos crescem e ficam mais altos

Crescer do jeito que imaginamos seria muito dolorido! Quando esticamos, a espinha também faria o mesmo, causando danos permanentes a coluna tanto no espaço quanto quando os astronautas voltassem para a Terra.

3 – Perseguição em um campo de asteroides pode acontecer sem problemas

Apesar do que vemos em filmes como Star Wars e outros filmes, um campo de asteroides não seria um bom lugar para perseguições, apesar dos asteroides estarem separados por grandes distâncias. Os cientistas da NASA já calcularam que as chances de sobreviver a aventura são se 1 em 1 bilhão.

4 – O espaço é tão colorido

O Hubble não captura imagens coloridas, e sim em preto e branco. As imagens só são ajustadas para enfatizar as características do espaço e torná-las mais atrativas.

5 – Putin quer criar uma colônia na lua

O rumor seria que a colônia seria criada até 2030, porém não é tão simples assim. A poeira da lua, por exemplo, cai sobre a pele como uma lixa pois é áspera e causaria grandes danos a pele.

6 – Ficar doente no espaço é normal

Na vida real, ficar doente no espaço significa sérios problemas. O sistema imunológico fica mais fraco no espaço e uma bactéria pode crescer bem mais rápido. Por isso, remédios e vacinas perdem o potencial no espaço.

7 – Plutão é um planeta e é azul

Além de não ser mais considerado um planeta, a estação espacial New Horizons da NASA detectou que o planeta não é azul, como se pensava, e sim de uma coloração amarronzada.

8 – Astronautas não precisam se exercitar no espaço

Precisam sim, e aliás, devem! No espaço, o coração diminui seu tamanho, fica mais fraco e a pressão sanguínea cai, o que pode levar o astronauta a morte. Eles devem passar cerca de duas horas e meia diárias se exercitando para evitar tais danos.

9 – A arte de fazer “o número 2” no espaço é simples

Defecar no espaço é muito mais bizarro do que parece. Devido os problemas causados pela ausência da gravidade, é necessário usar um banheiro com sucção para que nada fique voando por aí. Eca!

10 – Os ossos são os mesmos aqui na Terra ou lá no espaço

Na verdade, o corpo começa a reabsorver os ossos, por considerar que eles não estão sendo usados para apoiar o corpo e, logo, não são mais necessários. Estudos revelam que os astronautas perdem de 1 a 2% de sua massa óssea a cada mês que estão no espaço.

Fonte: EMGN

Gostou? Deixe seu comentário :)