10 Alimentos que deveriam ser evitados ao máximo na alimentação dos cães

Posted on

Você com certeza já pegou qualquer coisa para comer e seu cachorro ficou te olhando, como se ele estivesse faminto e merecesse um pedacinho daquela coisa deliciosa que você está saboreando – que na verdade ele nem sabe direito o que é.

Porém, o que parece um simples pedacinho pode ser extremamente perigoso ao seu cachorro. Ossos de galinha, por exemplo, são extremamente perigosos por oferecerem risco de perfuração dos órgãos internos e difícil digestão. Até as frutas, que parecem tão inocentes, podem oferecer sérios riscos ao seu totó.

1 – Abacate

Ok, trata-se de uma fruta, porém nem todas as frutas são saudáveis aos cães. O abacate contém uma substância tóxica para os cães chamada persina e pode causar problemas no sistema gastro-intestinal.

alimentos-proibidos-cachorros-2

2 – Leite e derivados

Nós, humanos, produzimos a lactase, uma enzima que auxilia na digestão da lactose presente nesses alimentos. Porém, dos cachorros não produzem altas quantidades desta enzima, causando dores abdominais, náusea e diarreia quando consomem esses alimentos na fase adulta.

alimentos-proibidos-cachorros-1

3 – Chocolate

Ok, nós amamos chocolate e os cães também, e às vezes parece super justo dividir uma barrinha com seu amigo peludo. Mas, o chocolate está entre os maiores vilões para o seu pet. Ele contém uma substância chamada teobromina, que faz um grande estrago no sistema nervoso dos totós. Por ser digerida lentamente no organismo dos cães, a teobromina pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões.

alimentos-proibidos-cachorros-3

4 – Café e chá preto

Os efeitos da cafeína nos cachorros são bem mais intensos do que nos humanos, podendo causar alterações cardíacas e neurológicas mesmo que seja consumida uma pequena quantidade. Portanto, fique atento às xícaras dessas bebidas que às vezes são esquecidas em cima da mesa ou em qualquer outro lugar ao alcance do seu cachorro.

alimentos-proibidos-cachorros-4

5 – Macadâmia

Recentemente foi descoberto que essa noz é tóxica aos cães, pois contém uma toxina que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães, podendo causar inclusive a paralisia 12 horas depois da ingestão.

alimentos-proibidos-cachorros-5

6 – Uva

Uvas e passas podem causar sérios danos ao sistema renal do animal, incluindo a insuficiência renal.

alimentos-proibidos-cachorros-6

7 – Sementes da maçã

A fruta em si não faz mal ao animal se consumida com moderação, porém suas sementes são altamente venenosas para os cães. Elas contém amigdalina, que faz com que o sangue não transporte corretamente o oxigênio para todo o corpo. Com isso, se o cão consome uma quantidade considerável de sementes, isso pode levar a convulsões, problemas respiratórios e até mesmo coma.

alimentos-proibidos-cachorros-7

8 – Tomate e batata

O tomate verde contém glicoalcalóides que são tóxicos para o cão, e a batata, especialmente a inglesa, é rica em solanina, que pode causar depressão no sistema nervoso central e problemas gastrointestinais.

alimentos-proibidos-cachorros-8

9 – Alho e cebola

Quantidades de cebola superiores a 0,5% do peso do animal podem ser fatais. Isso porque ambos possuem uma substância chamada dissulfeto de n-propil, altamente tóxica para o organismo dos cães. Ela altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia grave e, em alguns casos, o óbito.

alimentos-proibidos-cachorros-9

10 – Massa crua de pães e bolos

Enquanto você prepara alguma massa, o cãozinho pode ficar ao seu lado tentando te convencer a dar um pouquinho da massa para ele. Porém, essa não é uma boa ideia, porque o fermento presente nessas massas resulta em gases no trato digestivo do animal, causando dor e desconforto pelo estômago e também pelas alças intestinais.

alimentos-proibidos-cachorros-10

Fonte: 25 List

Gostou? Deixe seu comentário :)