Você sabe de onde vêm os nomes das cores?

Posted on

Talvez você já tenha visto alguma criança perguntar qual a razão das cores terem o nome que conhecemos. E para deixar tudo ainda mais complexo, elas aparecem em expressões como “sangue azul” e deixam a lógica um pouco confusa.

Mas afinal, de onde veio o nome de algumas das cores que conhecemos hoje?

1 – Marrom-glacê

Em francês, a castanha portuguesa que geralmente consumimos no Natal chama-se marron e foi daí que surgiu o nosso marrom. Aliás, o marrom-glacê é justamente isso: um doce feito de castanha portuguesa e de coloração escura. Mas, não adianta ficar feliz achando que é possível comprar esse doce português no mercadinho perto da sua casa, pois aqui no Brasil esse doce é vendido com o mesmo nome, porém com sabor somente parecido e feito à base de batata-doce, pois se trata de um doce bastante refinado e caro. Então, obviamente que por aqui eles tiveram que fazer uma versão mais barata.

cor-1

2 – Verdes anos

O verbo latino vivere significa estar verde, verdejar e é daí que nasceu a associação do verde com algo que está nascendo ou que ainda não está pronto.

cor-6

3 – Sorriso amarelo

Antigamente, achava-se que a icterícia – doença que deixa as crianças amareladas – vinha da bílis, fluído produzido pelo fígado que era chamado de “humor amargo”. No latim, o diminutivo de amargo vira amarellus, que se tornou amarelo.

cor-5

4 – Arma branca

Os latinos pegaram o germânico blank, que significa polido, para falar da cor. O termo arma branca faz referência ao polimento das facas e punhais.

cor-4

5 – Sangue azul

O nome da cor surgiu a partir de uma pedra preciosa chamada de lápis-lazúli. O lazúli originou-se do termo árabe lázúrd.

cor-2

6 – Massa cinzenta

O cinza nasceu daquela massa formada por pó misturado com brasas que sobram no fim das fogueiras. Devido a associação, a palavra latina cinisia – que significava cinzas – transformou-se no nome para o tom de preto-claro.

cor-3

7 – Vermelho-sangue

Na Europa, há muitos anos atrás, era preciso usar um inseto para se produzir tinta vermelha. O inseto – que conhecemos por cochonilha – era esmagado e virava um vermelhão. O nome dessa cor vem do latim vermiculum, que significa “vermezinho”.

cor-7

Fonte: Mundo Estranho

Gostou? Deixe seu comentário :)