13 Curiosidades aleatórias e interessantes sobre o corpo humano

Publicado em

Alguma vez na sua vida você já parou para pensar sobre o seu corpo e as incríveis coisas que ele pode fazer? Não, ele não pode ter superpoderes (o que é uma pena), mas, ele faz muitas coisas que você nem imagina e provavelmente você vai ficar espantado ao decorrer dessa matéria ao descobrir o que ele pode fazer.

 

1 – Um bebê tem 60 ossos a mais que um adulto

Corpo

O que acontece é que um bebê, apesar de já ter um organismo amadurecido para uma vida fora do útero, os ossos ainda precisam de um tempo para estabilizarem seu número definitivo. Depois que o bebê nasce, alguns ossos se fundem com o tempo. Um exemplo é o osso do quadril, formado após fusão dos ossos ílio, ísquio e púbis que acontece no final da adolescência.

2 – Nossos ossos, aliás, são mais fortes que o aço

Corpo (2)

Isso mesmo, nossos ossos são tão fortes quanto o aço. Um bloco de ossos do tamanho de uma caixa de fósforos grande pode sustentar até 9 toneladas! Isso é 4 vezes a capacidade do concreto.

3 – E eles são compostos por 31% de água

Corpo (3)

Os ossos são formados por matéria orgânica e inorgânica. A parte orgânica é constituída, principalmente, por colágeno. A parte inorgânica contém reservas de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo. E a água? Bom, ela fica no interior dos ossos, junto a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue.

4 – Em uma hora, seu corpo deixa no ambiente em que você está, 600 mil partículas de pele

Corpo (4)

Isso é um processo normal de renovação das células da pele. Células morrem e saem da nossa pele para que novas células possam nascer.

5 – Ao longo da vida, produzimos cerca de 23 mil litros de saliva

Corpo (5)

A produção de saliva é realizada pelas glândulas salivares e no processo de mastigação dos alimentos, a quantidade de saliva aumenta, umedecendo, assim, o bolo alimentar, facilitando a deglutição e favorecendo a passagem do alimento pelas vias digestivas. Você precisa comer a vida inteira, então produz muita saliva.

6 – E por dia, produzimos 1 litro de muco e outras secreções

Nosso corpo produz várias “gosmas”, mas vamos nos focar no catarro. Ele é apenas uma mistura de proteínas, água e restos celulares produzidos pela mucosa para proteger as vias aéreas. Sua função é filtrar o ar que respiramos que normalmente é infectado de bactérias e outras impurezas.

7 – Seu corpo carrega cerca de 1,8 kg de bactérias

Corpo (7)

No total, existe um número superior a 10 bilhões de bactérias no nosso corpo, divididas em mais de 200 espécies diferentes. A grande maioria vive no interior do organismo, em que a temperatura é mais ou menos instável e o alimento é abundante.

8 – E na sua boca, enquanto você lê essa matéria, existem mais bactérias do que pessoas no mundo

Corpo (8)

As bactérias que vivem em nosso corpo preferem vivem nos lugares em que é fácil encontrar comida, logo, elas vivem nos nossos dentes, língua, garganta…

9 – A língua de cada pessoa é única, assim como as impressões digitais

Corpo (9)

Cada ser humano tem sua impressão digital, o mesmo ocorre com a nossa língua. Mas seria meio nojento usar a língua para sistemas de segurança que usam biometria, por exemplo.

10 – Seus pulmões seguram o ar por até 5 minutos

Corpo (10)

Com treinamento adequado qualquer um consegue chegar a esses 5 minutos. Uma pessoa normal, sem treinamento, consegue prender a respiração entre 30 segundos a 1 minutos e meio. Existem casos de pessoas treinadas que conseguiram prender a respiração por 20 minutos, até 22 minutos! Não vá sair por ai prendendo a respiração ok?

11 – Para darmos 1 passo, usamos 200 músculos

Corpo (11)

Os músculos utilizados para darmos um passo envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo, quadríceps. A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais. Membros superiores, como bíceps e deltóides também são usados.

12 – O olho humano é capaz de distinguir cerca de 10 milhões de cores diferentes

Corpo (13)

As nuances das cores que os seres humanos enxergam depende do número e da distribuição de cones (receptores de cor) no nosso olho. Apenas 25% das pessoas tem um quarto cone (púrpura/azul, verde, vermelho e amarelo são esses quatro cones) e conseguem ver as cores como elas são (essas são chamadas de tetracromatas). 25% da população é dricromata, ou seja, possuem somente 2 tipos de cones. 50% da população é tricromata, possuindo 3 cones (púrpura/azul, verde e vermelho).

13 – E se ele fosse uma câmera, ele seria uma câmera de 576 megapixels

Corpo (14)

O olho humano é um sistema óptico complexo e no decorrer da história sofreu várias melhoras. Hoje ele é muito mais potente do que qualquer câmera que exista. E você se gabando porque seu smartphone tem uma câmera de 20 megapixels.

Fonte: Mega Curioso [YouTube]

Gostou? Deixe seu comentário :)