Este curioso lago dinamarquês guarda um incrível mapa Mundi feito à mão!

Posted on

Às vezes, grandes coisas ocorrem ao acaso e não é por isso que devem ser menosprezadas. Em 1943, por exemplo, Soren Poulsen trabalhava na drenagem das campinas que rodeavam o lago Klejtrup, na Dinamarca, quando ele percebeu que uma das pedras possuía a forma da Jutlândia, península dinamarquesa ao extremo norte da Alemanha, e isso o inspirou a criar seu próprio mundo. Bem, quase isso.

Durante 25 anos, de 1944 a 1969, durante os meses de inverno, quando o lago congela, ele utilizou ferramentas rudimentares para mover pedras sobre o gelo e, quando a primavera chegava, ele podia ir acomodando-as à medida que o gelo ia derretendo, dando forma a um incrível mapa Mundi.

1.

mapa_lago1

2.

mapa_lago2

3.

mapa_lago3

4.

mapa_lago4

5.

mapa_lago5

O mapa mede 45 por 90 metros e é incrível a forma como ele foi concebido, pois Poulsen se preocupou até com a forma globular do nosso planeta e, por conta disso, o hemisfério norte está marcado em dois lugares, para que se tenha uma melhor impressão da distância entre os países (sim, ele se preocupou até com a escala da obra, como um mapa de verdade).

6.

mapa_lago6

7.

mapa_lago7

8.

mapa_lago8

9.

mapa_lago9

10.

mapa_lago10

Fonte: La boite verte

Gostou? Deixe seu comentário :)