10 Animais gigantescos que viveram depois da extinção dos dinossauros

Posted on

Na escola, aprendemos que os dinossauros foram animais gigantescos que viveram na Terra há milhões e milhões de anos e que acabaram extintos por um evento cataclísmico, presumidamente, a queda de um enorme meteoro.

Entretanto, o que veio depois é muitas vezes ignorados. Os animais  depois dos dinossauros não eram nada parecidos com o que conhecemos conhecemos hoje. Muitos deles ainda guardavam características semelhantes aos antepassados, inclusive tamanho e voracidade. Os 10 animais a seguir em nada deixam a desejar aos dinossauros.

1. Argentavis

animais_gigantes7

A ave argentina é uma das maiores aves voadoras de que já se ouviu falar, com sua envergadura de 7 metros e pesando cerca de 72 Kg, tendo sido capaz de carregar até mesmo pequenos cavalos primitivos.  Para efeito de comparação, a ave de maior envergadura na atualidade é o albatroz errante, com 3,65 metros de comprimento de asa a asa.

2. Basilossauro

animais_gigantes9

Embora pareça, este espécime não se tratava de um dinossauro, mas de uma espécie primitiva de baleia que viveu 34 milhões de anos atrás. Medindo entre 12 e 20 metros de comprimento, este animal gigantesco teria sido o terror dos mares em todo o mundo. É o maior animal do período conhecido como eoceno tardio.

3. Purussauro

animais_gigantes10

Purussaurus é um dos maiores crocodilianos que já viveu. Estabelecido na América do Sul, ao lado do pássaro gigante Argentavis, este jacaré monstruoso, com 13 m de comprimento, aterrorizou o continente apenas 8 milhões de anos atrás.

4. Indricotherium

animais_gigantes3

Esse animal é um gênero extinto de rinoceronte sem chifres. É o maior mamífero terrestre que já existiu, com cerca de 5 metros de altura e pesando por volta de 20 toneladas. Ele viveu 23 milhões de anos atrás. Seus restos foram encontrados em toda a Eurásia.

5. Deodon

animais_gigantes6

O deodon viveu na América do Norte até 19 milhões de anos atrás. Apenas o seu crânio já mensurava mais de 1 m de comprimento. Estima-se que ele possuía 1,80m de altura e que possuía comportamento devastador, devorando qualquer coisa que encontrasse, ganhando o apelido de “porco exterminador”.

6. Megalania (Varanus priscus)

animais_gigantes2

Megalania é um lagarto monitor gigante extinto, sendo também parente das iguanas atuais. Fazia parte da megafauna que habitava o sul da Austrália, e parece ter desaparecido há cerca de 40 000 anos juntamente com várias outras espécies de megafauna australiana.

7. Titanoboa

animais_gigantes4

Vivendo até, aproximadamente, 58 milhões de anos atrás, essa gigantesca cobra tinha comprimento que passava dos 12 metros, chegando a ser mais comprida que um Tiranossauro Rex – e tendo o mesmo apetite, diga-se de passagem. Foram encontrados fósseis de 28 indivíduos desta espécie nas minas de carvão de Cerrejón, Colômbia no início de 2009, mas sabe-se que era uma espécie da América do Sul.

8. Kelenken

animais_gigantes11

Apesar de não possuírem asas grandes o suficiente para os deixarem voar, os kelenken eram deuses da ferocidade e velocidade. Essas aves viveram na América do Sul, espalhando o terror bem como seus antepassados dinossauros. Possuíam um crânio de mais de 1 metro de comprimento e um bico curvo, em forma de gancho, que utilizavam para golpear e submeter suas vítimas.

9. Carcharodon Megalodon

animais_gigantes5

Os tubarões, em geral, já estão na Terra há mais de 400 milhões de anos e nenhum evento extintivo foi capaz de livrar o planeta deles. O megalodon foi um dos maiores predadores que já passou pelo nosso planeta, medindo mais de 18m e ficando conhecido como o predador de baleias.

10. Livyatan Melvillei

animais_gigantes8

Nomeado em homenagem à criatura bíblica que fora destruída por Deus, essa gigantesca baleia, que podia medir mais de 18 metros, era devoradora de outras baleias e cada um dos seus dentes media cerca de 36 centímetros. Viveu entre 12 e 13 milhões de anos atrás.

Fonte: Kickass facts

Gostou? Deixe seu comentário :)