Não é o cloro! | Você sabe o motivo dos olhos vermelhos durante o banho de piscina?

Posted on

Não só no verão o tempo quente não dá trégua, afinal, em boa parte do Brasil é quente o ano todo. E é normal que as pessoas procurem locais como praias, rios e piscinas, que oferecem diversão de sobra e ajudam a aguentar o calor.

Falando em piscinas, muita gente não possui uma pra chamar de sua, por isso recorre àquelas dos clubes ou àquele piscinão do condomínio de onde mora. Depois de algumas horas refrescantes, é possível que se sinta os olhos irritados ou avermelhados e até mesmo o nariz coçando, mas normal, afinal, é o cloro que faz isso, correto? De acordo com Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano, o cloro não é o vilão da história.

shutterstock_94327168Shutterstock

É ruim ter que dar essas notícias desagradáveis, mas o que provoca os sintomas acima citados é a urina presente na água. Segundo o doutor Michael J. Beach, “o cloro se liga a todas as coisas que ele está tentando matar e acaba produzindo compostos químicos irritativos. É isso que está deixando seus olhos vermelhos, é a ligação do suor e urina ao cloro“.

Ele continua dizendo que há um pensamento equivocado de que o cloro mata os microorganismos em contato com ele, mas, na verdade, leva um tempo para que isso ocorra; tempo esse, que pode ser suficiente para se infectar.

piscina_publica

O Dr. Beach termina dizendo que até mesmo uma pessoa com diarréia, mesmo que não ocorra nenhum contratempo na piscina, já pode contaminar a água, pois os microorganismos estão no corpo dela. Nunca aquela chuveirada antes de entrar na piscina fez tanto sentido!

Fonte: AOL
Destaque: Shutterstock [1, 2]

Gostou? Deixe seu comentário :)