Vontade de “morder” bebês ou animais fofos? Existe uma explicação científica para isso

Publicado em

Ao se deparar com crianças ou animais extremamente fofos, muita gente tem vontade de apertá-los, amassá-los e até mesmo mordê-los. Aqui no Tudo Interessante já publicamos várias matérias sobre animais e crianças fofas, e várias pessoas com certeza já sentiram algumas dessas vontades. Esta é uma reação tão comum que a ciência resolveu explicar e até mesmo nomear o fenômeno.

De acordo com pesquisadoras da Universidade Yale, esses comportamentos são importantes instrumentos para controlarmos nossas emoções. O fenômeno foi nomeado como “agressão fofa” – “cute aggression” em inglês – e explica que às vezes a fofura é tanta que o cérebro não resiste e manifesta isso na forma de uma sutil agressividade, que não tem a intenção de causar dor em quem desperta essa fofura.

fofura-1Quem nunca teve vontade de apertar as bochechas de um bebê muito fofo?

As pesquisadoras Rebecca Dyer e Oriana Aragon fizeram uma experiência com voluntários divididos em três grupos e para cada um dos três foi apresentado uma categoria de imagens – que estavam dividas entre fofas, engraçadinhas e neutras. Todos os participantes assistiram à apresentação segurando um plástico bolha, e estavam livres para apertá-lo quando sentissem vontade.

Gostou? Clique abaixo para compartilhar 🙂 compartilhe

A hipótese das pesquisadoras era de que a quantidade de bolinhas estouradas fosse reflexo do desejo de apertar as criaturinhas fofas que estavam nas imagens. Como já era de se esperar, o grupo que viu as fotos da categoria “fofa” estouraram muito mais bolinhas.

fofura-3Ou nunca se derreteu diante de uma imagem dessas?

Mas, como já dito anteriormente, essa reação do cérebro não tem nada a ver com a vontade de causar dor no outro. De acordo com as pesquisadoras, essas respostas podem ser uma expressão de sentimentos de proteção ou uma forma inconsciente de regular a energia disparada pelo organismo ao ver coisas fofas.

fofura-2Oh, você é tão fofo. Eu amo seus pequenos risos fofos! 

Então, não se assuste da próxima vez que ouvir alguém dizer que tem vontade de morder um gatinho ou um bebê, ou até mesmo se você sentir isso.

Fonte: BuzzFeed

 

Gostou? Deixe seu comentário :)