Por que os personagens animados usam luvas?

Posted on

Com certeza, você já deve ter se perguntando isso alguma vez na vida, especialmente se costuma ou costumava assistir a desenhos mais antigos. Aqui vão algumas possíveis explicações:

Luvas economizam tempo na hora de desenhar, pois nos primórdios da animação, tudo era feito à mão. Logo, qualquer técnica que ajudasse a economizar o tempo da produção era válido. Desenhar dedos articulados, bem como joelhos e cotovelos, é algo que demanda tempo. A técnica de transformar os corpos dos personagens em “espaguetes de borracha”, economizou tempo, pois desenhar articulações arredondadas é muito mais fácil.

Outra teoria, é que na época que os desenhos surgiram, era tudo em preto e branco. Então, ficava difícil de ver as mãos dos personagens quando estas ficavam sobrepostas a um fundo escuro.

via GIPHY

Em seus primeiros desenhos, o Mickey não possuía luvas, mas, em 1929, as luvas entraram em ação. O tema foi abordado no livro The Disney Version, no qual o próprio Walt Disney menciona ainda outro importante aspecto: eles não queriam que o Mickey tivesse mãozinhas de rato, queriam que ele fosse mais humano, então deram-lhe luvas.

Todas essas técnicas acabaram permitindo que até objetos inanimados ganhassem “vida” e contornos humanos, característica bastante presente, especialmente, nos desenhos Disney.

Outro motivo, este mais polêmico e controverso, é que as animações teriam como inspiração as apresentações do teatro Vauldeville, no qual era comum a prática da blackface, ou seja, a pintura caricata dos rostos de atores brancos para que eles representassem pessoas negras, geralmente personagens travessos e transgressores, mas de bom coração – e que usavam luvas brancas! Aliás, na primeira animação em que o Mickey usa luvas, ele está num teatro Vauldeville.

Estranhamente, aves quase nunca são representadas com luvas, e esse é um mistério que ainda desconhecemos a resposta.

Fonte: Vox

Gostou? Deixe seu comentário :)