7 Segredos sobre objetos que você nem podia imaginar, mas vai adorar saber!

Posted on

No nosso dia a dia, estamos acostumados a utilizar alguns objetos e muitas vezes não paramos para pensar nos motivos que levam às suas características. Ou até mesmo existem coisas que praticamente não usamos, mas sentimos curiosidade de saber sobre seus detalhes. Veja abaixo sete segredos interessantes sobre alguns objetos comuns.

1 – Quem matou o rei?

No baralho de cartas padrão francês, o Rei de Copas é retratado de forma peculiar. Além de ser o único rei sem bigode, é também o único rei que parece estar enfiando uma espada em sua cabeça. Existem várias teorias que tentam explicar isso.
A primeira teoria sugere que, originalmente, o Rei empunhava um machado em sua mão esquerda. No entanto, como resultado de séculos de cópias mal feitas das cartas, o machado do rei desapareceu, e tornou-se mais parecido com uma espada.
A segunda teoria afirma que o Rei de Copas representa Charles VII (Rei da França) perturbado emocionalmente, que se matou com uma espada com medo de ser envenenado.
Outra teoria também afirma que o rei do baralho é Ájax, o Grande, e que a rainha de copas é a bela Helena de Troia. Ájax foi um dos pretendentes de Helena, e ao ver que a mulher não correspondia aos seus sentimentos, ele cometeu suicídio usando uma espada.

2 – A coroa da Estátua da Liberdade

Os sete raios da coroa da estátua da liberdade representam os sete continentes e os sete mares do mundo. Cada raio pesa 70 quilos.

3 – Páginas em branco dos livros

Muitos livros possuem páginas em branco no início e no final. As páginas dos livros geralmente são impressas em folhas maiores do que o formato do livro. Se não houver conteúdo suficiente para preencher essas folhas grandes, haverá páginas em branco. Às vezes, as gráficas colocam nessas páginas a informação “Para anotações” ou coisa do tipo, para que os leitores não achem que trata-se de um erro de publicação.

4 – O zig-zag do VLT

Se você já andou de VLT e já teve a oportunidade de prestar atenção nos cabos de alimentação, vai perceber que, curiosamente, esse cabo não segue uma linha reta como seria o mais “lógico”, do nosso ponto de vista leigo.

Entretanto, há uma explicação para isso. Bem no topo do VLT há um receptor de corrente elétrica chamado pantógrafo. Ele consiste numa peça que se desgasta naturalmente ao ficar em contato com o cabo. Se o cabo elétrico fosse reto, o pantógrafo se desgastaria num único lugar e provavelmente teria que ser trocado rapidinho. Para minimizar esse efeito, o cabo faz um leve zig-zag que faz com que a peça receptora se desgaste uniformemente.

5 – O frasco aberto nas embalagens de cosméticos

O pequeno símbolo de frasco aberto contido em algumas embalagens de cosméticos é denominado de PAO (Period After Opening), e significa a vida útil de um produto após a primeira abertura da embalagem. Este símbolo vem acompanhado por um número e a letra “M”, que significa meses. O número mostra por quantos meses o produto pode ser utilizado após aberto, sem que cause danos.

6 – O brasão real das moedas britânicas

As moedas britânicas de valores de um, dois, cinco, dez, vinte e cinquenta centavos (pences) formam o brasão real britânico quando alinhadas. E na moeda de 1 centavo é possível ver o escudo completo.

7 – Creme dental colorido

Muitos cremes dentais possuem três listras de cores branca, azul ou verde, e vermelha. Cada cor tem composições e finalidades diferentes. O componente branco é o principal, contendo substâncias que ajudam a clarear os dentes e remover a placa. O componente azul ou verde é responsável pelo frescor do hálito e ajuda a matar as bactérias. O vermelho contém elementos para manter a gengiva saudável.

Gostou dessas curiosidades? Então, compartilhe com seus amigos e familiares.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)