16 Erros muito comuns que cometemos na hora de (re)decorar a sala de estar

Posted on

A decoração da nossa casa transparece muito da nossa personalidade e pode afetar até mesmo o nosso humor. Por isso é tão importante escolher uma decoração que traga uma atmosfera mais aconchegante em casa, e isso não precisa ser feito com móveis caríssimos, basta escolher e posicionar os móveis de um jeito correto, e até um cômodo bem simples poderá ficar com um ótimo visual.

Na hora de decorar escolher os móveis da sala de estar por exemplo, muitas vezes cometemos erros que nem percebemos. Veja abaixo alguns deles e como evitá-los.

1 – Subestimar o poder das almofadas

As almofadas no sofá ajudam a criar um ambiente relaxante, agradável e faz muita diferença em uma sala de estar. Na hora de escolhê-las é preciso considerar se o seu material e textura se adequam ao estilo do sofá e das poltronas.

2 – Fotos mal posicionadas

Para quem gosta de decorar a sala com muitas fotografias, o melhor a fazer é montar uma espécie de galeria na parede, com molduras. O grande erro é colocar as fotos espalhadas, uma em cada canto da sala.

3 – Colocar iluminação apenas no teto

Luzes trazem vida ao ambiente. Um erro comum é colocar um lustre ou luminária apenas no teto e deixar o restante da sala sem luzes. O ideal é colocar luzes espalhadas na sala –  nas paredes, teto e luminárias nos móveis. Apenas tome cuidado para não exagerar.

4 – Mobília escura com teto baixo

Móveis escuros combinados com teto baixo definitivamente não combinam, pois faz com que o cômodo pareça bem menor e o teto mais baixo do que realmente é. O melhor a fazer é escolher tons claros e neutros.

5 – Televisão mal posicionada

Não é recomendado instalar a televisão na frente ou perto de uma janela, por exemplo, pois isso é prejudicial à visão e impede que as pessaas vejam claramente a imagem.

6 – Móveis muito grandes

Um dos erros mais cometidos é escolher móveis grandes demais, principalmente se o cômodo for pequeno e quando se trata de sofás. Para salas de estar menores, um sofá de dois lugares e um par de poltronas são ideais.

7 –

8 – Capas de sofás muito antigas

As capas velhas de sofá podem deixar o ambiente sem graça, já quando bem escolhidas podem deixar o ambiente moderno e elegante. Uma boa ideia são as mantas coloridas.

9 – Sala sem tapete ou com tapete do tamanho errado

Tapetes do tamanho e cores corretos podem transformar totalmente a sala – para pior ou melhor, dependendo do que o proprietário escolher. Para salas grandes, é preferível um tapete grande também, pois deixa o ambiente mais agradável e aconchegante.

10 – Escolher móveis de acordo com o design, e não de suas preferências pessoais

Só o fato de o móvel parecer bonito não significa que ficará bom na sua casa. O gosto das pessoas conta muito na hora de escolher os móveis também. O ideal é juntar as duas coisas – o gosto pessoal, o design e a combinação com o estilo da casa e dos outros móveis.

11 – Móveis que caíram em desuso

Cada pessoa tem suas preferências na hora de decorar a sala, mas para quem está em dúvidas na hora de escolher um sofá, por exemplo, escolha um estilo menos volumoso, com linhas restas e visual moderno.

12 – Cortinas que diminuem o espaço

Por incrível que pareça, até a posição das cortinas pode fazer o espaço parecer menor. O ideal é pendurar as cortinas de um jeito alto e mais aberto, para fazer o teto parecer alto, e consequentemente, a sala parecer maior.

13 – Sala escura e sem cores

É importante colocar na sala algo que brilhe e chame pelo menos um pouco a atenção, como uma lareira, quadro, espelho ou papel de parede. Também é interessante escolher móveis e acessórios de cores contrastantes, misturando tons e dando um pouco de vida ao ambiente.

14 – Plantas em potes pequenos

A sala de estar fica mais bonita quando as plantas são colocadas em vasos maiores.

15 – Sofá muito próximo à parede

Esta regra funciona para grandes salas. Se você tiver a oportunidade de colocar o sofá longe da parede, faça isso. Visualmente o espaço será ampliado bem como o conforto.

16 – Escolher apenas um estilo

Dar preferência a apenas um estilo deixa a sala muito sem graça. O ideal é misturar seu estilo favorito com outros, criando um cômodo único e cheio de personalidade.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)