13 Fotos que mostram o magnífico interior da maior geleira da Europa

Posted on

Vatnajökull é a maior geleira da Europa, cobrindo uma área de 8.200km² e medindo 1km de largura no seu ponto mais fino. Deu pra imaginar o tamanho disso, né? É algo simplesmente magnífico, todo coberto de gelo, formando uma paisagem realmente belíssima, o que atrai muito visitantes corajosos.

Em 2008, a geleira e uma área ao seu redor foram transformadas em parque nacional. Essa imensidão de gelo fica localizada a sudeste da Islândia, e pode ser visitada de novembro a março, quando está realmente muito frio, o que congela a água e faz com que enormes cavernas de gelo apareçam.

geleira-1

O guia local Einar Runar Sigurdsson tirou fotos incríveis de lá, mostrando exploradores enfrentando temperaturas extremas, exploradores tentando se aquecer com fogueiras que refletem suas chamas no teto cristalino… E ele conta:

“Algumas cavernas que fotografo precisam de 5km de escalada, usando grampos para subir na geleira e algumas até requerem cordas para entrar e sair”

geleira-2 geleira-3 geleira-4 geleira-5 geleira-6 geleira-7

“Algumas cavernas de gelo ficam cheias de água e só podemos ir lá no período mais frio do inverno, quando o lago interno já está congelado o bastante para andarmos em cima. Algumas cavernas são muito instáveis no meio inverno e nós nunca podemos entrar, por mais que sejam lindas. Não vale a pena ser soterrado por toneladas de gelo por causa de uma foto”

geleira-8 geleira-9 geleira-10 geleira-11 geleira-12 geleira-13

Fonte: Design You Trust

Gostou? Deixe seu comentário :)