15 Imagens provando que as crianças de anos atrás “tiveram sorte” de estarem vivas

Posted on

Os tempos mudam, as gerações mudam e a forma de criar as crianças também muda. Há quem diga que a geração atual é muito cheia de “mimimi”, não se pode mais fazer nada, e tudo magoa.

Mas a verdade é que, querendo ou não, as gerações passadas tiveram que lidar com diversas situações de risco – oculto ou não – e que hoje são impensáveis, como veremos a seguir.

NOTA: não defendemos que uma geração é melhor que a outra. A presente postagem é apenas para ilustrar o quanto a sociedade mudou com relação aos cuidados com as crianças. E não estamos dizendo o que é certo ou errado: cada um cria sua criança como bem quiser.✌️

1. Brinquedos perigosos

Antigamente, não haviam muitas regras para a fabricação de brinquedos e muitos possuíam substâncias tóxicas, partes pontiagudas e até partes que enferrujavam rapidamente… E ninguém se importava com isso!

Tempos-Antigos-1

2. Sem cintos de segurança

Ninguém usava cinto de segurança. Pra quê, né?

Tempos-Antigos-2

3. Crianças no banco da frente

Além de não usar cinto, as crianças iam onde bem entendessem. No banco da frente, no porta malas, na caçamba, onde quer que fosse mais divertido.

Tempos-Antigos-3

4. Sem capacetes

Andavam de bicicleta, skate, patins, etc, sempre sem qualquer equipamento de segurança. Brincadeira boa era sinônimo de arranhões e manchas roxas pelo corpo todo.

Tempos-Antigos-4

5. Parquinhos sem segurança

Qualquer parquinho enferrujado era um bom lugar pra brincar. Fora a questão dos brinquedos que prendiam dedos, pernas, pés e, às vezes, provocavam alguns ferimentos.

Tempos-Antigos-5

6. Crianças sozinhas em casa

Há um tempo atrás, qualquer criança já era madura o suficiente para “se cuidar” sozinha em casa.

Tempos-Antigos-6

7. Babás de 12 anos

E a partir dos 12, já podiam tomar conta dos menores. E aparentemente, faziam isso direitinho.

Tempos-Antigos-7

8. Dietas sem restrições

Comida de criança era rica em açúcar, gordura e sódio. Sem contar os formatos duvidosos. Não que isso tenha mudado muito, mas hoje há alguma preocupação das indústrias com aquilo que os pequeninos ingerem.

Tempos-Antigos-8

9. Fumantes passivos

Como o fumo era bastante comum e era possível fumar em praticamente qualquer local – biblioteca, ônibus, aviões, etc – quase todas as crianças eram fumantes passivas.

Tempos-Antigos-9

10. Carros explosivos

A indústria automobilística ainda estava descobrindo o significado de segurança. E, devido à posição do motor, alguns carros simplesmente se incendiavam após uma colisão.

Tempos-Antigos-10

11. Férias

Nas férias nenhuma criança ficava em casa, elas sumiam pelo mundo e voltavam ao final da tarde. Passar o dia brincando pelo bairro, sem qualquer adulto por perto era o melhor a se fazer.

Tempos-Antigos-11

12. Tintas tóxicas

Tintas com alta concentração e chumbo eram usadas para pintar a casa toda, inclusive os berços dos bebês. Mais tarde descobriu-se que elas são altamente tóxicas e podem causar inúmeras doenças graves.

Quantas vezes você deu aquela beliscadinha na tinta da parede que estava descascando? 😂

Tempos-Antigos-12

13. Embalagens sem proteção

Hoje em dia já é mais fácil achar embalagens com proteção extra para crianças. Produtos químicos e remédios não abrem de forma tão simples para evitar que crianças pequenas tenham acesso ao conteúdo. Só que nem sempre foi assim. Qualquer pequeno de 2 anos conseguia abrir e brincar com o conteúdo.

Tempos-Antigos-13

14. Água perigosa

Qualquer água podia ser ingerida, nem precisava sair do filtro.

Tempos-Antigos-14

15. Crianças sozinhas no carro

Era muito comum os pais irem ao mercado e deixarem os filhos sozinhos no carro aguardando, sem qualquer medo de que pudessem ser sequestrados ou aprontarem alguma.

Tempos-Antigos-15

Fonte: Lifebuzz

Gostou? Deixe seu comentário :)