10 Coisas que acabaram surgindo em decorrência das guerras

Posted on

Com o acontecimento das guerras, algumas produtos surgiram visando melhorar ou facilitar a vida dos homens em campo de batalha, enquanto outros surgiram por pura consequência dela. O fato é que todos eles se tornaram tão populares que hoje são itens indispensáveis de nossas vidas.

1 – Sachês de chá

Thomas Sullivan, um importador de chá americano, popularizou os saquinhos por acidente. Ele costumava distribuir pequenos compartimentos individuais de seda com folhas aromáticas para seus possíveis clientes. Os consumidores, por sua vez, usaram esses saquinhos como infusores individuais e descartáveis, o que era muito mais prático do que preparar grandes quantidades de bebida. A praticidade oferecida pelos saquinhos permitiu que eles fizessem parte da alimentação dos soldados americanos durante a Primeira Guerra Mundial e foi daí que o produto se tornou conhecido.

coisas-inventadas-guerra-1

2 – Molho de pimenta Tabasco

Durante uma Guerra Civil, a família McIlhenny fugiu de sua casa, deixando a plantação que tinham para trás. Quando retornaram, uma das poucas culturas que sobreviveram foram as pimentas do gênero Capsicum. Eles combinaram as pimentas com sal e outros ingredientes, que logo se tornaria o molho que, no fim dos anos 60, deu mais sabor à comida do exército durante a guerra.

3 – Penicilina

A descoberta aconteceu de forma acidental, pelo médico Alexander Fleming, em 1928. Durante uma pesquisa sobre como combater bactérias em feridas, ele esqueceu seu material de estudo sobre a mesa enquanto saía de férias. Ao retornar, observou que havia ocorrido reação bactericida em sua pesquisa. E foi isso que salvou a vida de muitos soldados durante a Segunda Guerra Mundial.

coisas-inventadas-guerra-3

4 – Absorventes higiênicos

Sim! O Kotex não foi criado especialmente para mulheres, e sim para estancar o sangue de ferimentos de bala durante a Primeira Guerra Mundial. Porém, as enfermeiras da Cruz Vermelha começaram a usá-los para a própria higiene naqueles dias e o produto se tornou popular.

coisas-inventadas-guerra-4

5 – Métodos de embalsamamento modernos

Com a guerra, muitos soldados morriam longe de suas casas. Durante a Guerra Civil americana, cirurgiões como Thomas Holmes, passaram a tentar preservar o corpo com inúmeros tipos de fluídos, com o objetivo de preservar os corpos até que pudessem ser entregues aos familiares. Holmes, aliás, ficou conhecido por ter embalsamado mais de 4 mil soldados falecidos.

coisas-inventadas-guerra-5

6 – Relógios de pulso

Antes da Primeira Guerra Mundial, os relógios de pulso não eram tão usados. Mas, durante a guerra, os relógios ficaram conhecidos por sua eficiência, já que os soldados podiam ver as horas mais facilmente, o que ajudava a programar as entregas que recebiam pelo ar, manobras táticas e muito mais.

coisas-inventadas-guerra-6

7 – Raio-X portátil

Pensando em tornar o transporte e uso mais prático do aparelho de Raio-X para o serviço médico dos campos de batalha, a cientista polonesa Marie Curie desenvolveu pequenas máquinas de raios-X móveis durante a Primeira Guerra Mundial. Os equipamentos foram então instalados em carros e caminhões do exército francês.

coisas-inventadas-guerra-7

8 – Café solúvel

O café solúvel foi criado bem antes, em 1853, mas só se popularizou durante Guerra Civil americana, na década de 60. Na época, os soldados não tinham acesso a outro tipo de café e foram obrigados a se adaptar ao pó que era comercialmente vendido como “essência de café”.

coisas-inventadas-guerra-8

9 – Cabines de avião pressurizadas

Você pode respirar dentro de um avião graças ao exército americano em 1935. O primeiro avião a ter cabines pressurizadas foi o Lockheed XC -35 Electra e na década de 50, quase todos os aviões comerciais já contavam com a invenção.

coisas-inventadas-guerra-9

10 – Bancos de sangue

Antes da Primeira Guerra Mundial, os médicos já tentavam estudar formas alternativas de fazer transfusões que não exigisse a presença do doador e do receptor, de forma direta e instantânea. Porém, com a guerra, a necessidade da descoberta era inadiável e vários médicos ao redor do mundo se reuniram para trabalhar no assunto. Assim, eles descobriram que adicionar citrato de sódio ao sangue possibilitaria que o mesmo fosse armazenado por dias fora do corpo do doador ou receptor.

coisas-inventadas-guerra-10

Bônus: M & M’s

Essa delícia doce também surgiu por causa da guerra e falamos mais sobre isso aqui.

Veja também: 8 Coisas vivas que foram encontradas dentro de pessoas

coisas-dentro-pessoas-d

Fonte: guff

Gostou? Deixe seu comentário :)