Por que cachorros olham para os donos enquanto fazem cocô?

Posted on

Se você é dono de um cachorrinho, há muitas chances de que você já tenha se deparado com a seguinte situação: você leva seu animalzinho para uma caminhada matinal; momentos depois, ele escolhe um local, dá aquela cheiradinha por alguns segundos, anda ao redor e, finalmente, agacha-se. É hora do cocô!

Você como um bom dono que é, aguarda pacientemente com um saquinho na mão para recolher o “presentinho”, mas então depara-se com uma situação fofa, porém estranha: seu cãozinho não para de olhar para você fixamente. Mas por que será que isso acontece?

cachorro_coco1

Bem, há algumas explicações para isso, mas nada 100% certo ainda. E, vale ressaltar que isso não acontece com todos os animais. A primeira explicação, é algo que há muito tempo os estudiosos comportamentais já afirmam: seu cachorro acha que você é a mãe dele. Então, com essa atitude, ele estaria esperando algum tipo de recompensa por fazer suas necessidades fora de casa, e não dentro dela.

Esse comportamento é especialmente plausível se, quando filhotes, o animal recebia recompensas por fazer cocô do lado de fora ou em algum local específico. É um simples truque de associação que ficou registrado na mente dele.

cachorro_coco2

A segunda explicação, muito parecida com a primeira, mas não idêntica, seria a de que o cão estaria esperando a sua aprovação. E também é plausível pelo ponto de vista do animal: sabe quando você dava aquela bronca quando ele defecava no tapete da sala? Pois é, aquilo também ficou guardado na mente do bichinho e, toda vez que ele vai se aliviar, ele lembra da bronca, como se fosse um trauma – calma, nada de grave, pessoal; todos temos pequenos traumas na vida e que nos ajudam a moldar a personalidade.

Então, o cão estaria apenas esperando que você dissesse que ele está fazendo a coisa certa, e não o contrário.

cachorro_coco4

A terceira explicação tem como base o instinto animal. A posição na qual os cães fazem cocô é bastante vulnerável. Logo, o ato de olhar para o dono nesse momento poderia ser significar algo como “ei, me dá cobertura!”. Essa herança viria dos lobos que, até hoje, vivem nas florestas e à mercê de vários perigos.

A quarta e última explicação – e, se comparado ao comportamento humano, faz muito sentido – seria a de que, ao olhar para os donos, os cães estejam pedindo por privacidade, algo como “você poderia me dar licença?”. Talvez estejamos tão preocupados com o cocô dos nossos bichinhos que esqueçamos que eles são seres vivos e também têm suas particularidades e necessidades.

cachorro_coco3
 

Gostou? Deixe seu comentário :)