14 Mitos sobre o sutiã que você acreditou até hoje

Posted on

O sutiã é um aliado de muitas mulheres, mas também é uma peça bem odiada por uma boa parte delas. Não é à toa que o ato de queimar os sutiãs foi um dos símbolos da luta das mulheres pelos seus direitos, um ato de libertação.

O fato é que ele está no guarda-roupa da grande maioria delas e nem tudo o que sabemos sobre ele é verdade. A seguir, você confere alguns desses mitos tão debatidos, alguns até polêmicos, sobre o uso dos sutiãs.

1 – Usar sutiã desde cedo ensina seus seios a crescer

Os seios possuem o próprio plano de crescimento e não precisam de nenhuma instrução.

via GIPHY

2 – Não usar sutiã faz mal para os seios

Para nós, mulheres, que estamos tão familiarizadas com a gravidade, isso parece ser muito verdadeiro, mas não é. Não usar um sutiã não vai deixar os seios feios e não causa flacidez ou algo do tipo.

coisas-sobre-sutia-2

3 – Dormir com sutiã deixa os seios mais firmes ou faz muito mal aos seios

A médica e professora, Deborah Axelrod, observou que dormir com sutiã não deixa os seios mais firmes nem traz qualquer outro benefício especial. O doutor Carlos Burnett, cirurgião plástico em Nova Jersey, deixa claro que dormir com sutiã também não machuca os seios, só traz a sensação de incômodo para muitas mulheres.

coisas-sobre-sutia-3

4 – O sutiã tem que ser preso ao gancho mais apertado

Durante o tempo de uso, o sutiã tende a afrouxar, então, você terá que usar os próximos ganchos. Compre um sutiã que vista perfeitamente quando encaixado no primeiro par de ganchos, e só mais tarde você usará o mais apertado.

coisas-sobre-sutia-4

5 – Sutiãs de bojo e com arame causam câncer

Essa afirmação falsa surgiu através de um mito divulgado nos anos 1990 baseado na informação de que o sutiã prejudica a circulação do sistema linfático e acumula toxinas nos tecidos corporais da região. Até hoje, não houve nenhuma investigação científica com resultados favoráveis a esse mito.

coisas-sobre-sutia-5

6 – Um sutiã deve durar um ano ou mais

Quando usado corretamente e recebendo os devidos cuidados, um sutiã tende a durar oito meses. Depois disso, ele fica mais frouxo e não oferece a sustentação necessária. Por isso, é importante ter vários sutiãs e ir variando o uso entre as peças.

7 – Todos os tamanhos de sutiã são criados igualmente

Você provavelmente não consegue usar o mesmo tamanho de sutiã quando compara marcas diferentes, não é? É porque nem todas as marcas têm coerência com tamanhos, pois cada uma possui seu próprio “modelo de ajuste”. Além disso, pode haver variação de tamanho entre os modelos de sutiã, até mesmo quando eles são da mesma marca.

coisas-sobre-sutia-7

8 – Sutiãs deixam os seios flácidos

Um estudo francês, divulgado há um tempo atrás, apontava que os sutiãs não traziam nenhum benefício aos seios e poderiam até contribuir para a flacidez da região. Mas, houve muitos problemas com esse estudo e a comunidade científica já provou o contrário.

via GIPHY

9 – Quanto mais claro, menos visível é o sutiã, principalmente ao usar roupas claras

Usar um sutiã branco sob uma roupa branca deixa a lingerie muito mais visível. O correto para disfarçar a peça é usar uma cor próxima ao tom da pele, e por isso, a cor varia de mulher para mulher.

coisas-sobre-sutia-9

10 – Sutiãs devem ser lavados uma vez por semana

A sujeira e a oleosidade da pele pode prejudicar a elasticidade do sutiã, então, deve-se lavá-lo o mais rápido possível.

coisas-sobre-sutia-13

11 – O tamanho do bojo é mais importante do que o resto

As laterais do sutiã também são extremamente importantes para a sustentação, portanto, deve-se prestar atenção em todas as medidas para que a peça vista bem.

coisas-sobre-sutia-10

12 – É normal usar o mesmo sutiã dois dias seguidos ou mais

Especialistas recomendam a troca diária da peça, pois isso pode prejudicar a elasticidade do sutiã e diminuir consideravelmente sua durabilidade.

coisas-sobre-sutia-11

13 –  O bojo é a parte que dá mais suporte

Não é o bojo, nem as bolhas, nem o arame: 90% do suporte e apoio vem das alças.

coisas-sobre-sutia-12

14 – Existe um tamanho médio de sutiãs

Pesquisas afirmam que é impossível determinar um tamanho médio de sutiã, justamente porque a modelagem e o material influenciam no tamanho. É como calça jeans: pode cair perfeitamente no corpo da sua amiga, mas fica péssimo no seu – e para muitas mulheres, usar o mesmo número de jeans nem sempre é possível.

Fonte: Distractify

Gostou? Deixe seu comentário :)