10 Hábitos simples, mas que realmente ajudam a organizar a vida

Posted on

Para cumprirmos metas em nossas vidas e conseguirmos tudo o que queremos, temos que nos organizar. O problema é que muitas pessoas têm uma certa dificuldade de organização, e acabam não conseguindo certas coisas por conta disso.

As dicas abaixo servem para quem deseja ter uma vida mais organizada e menos estressante, com mais tempo livre e sem tantas preocupações, alcançando com mais facilidade seus objetivos.

1 – Escreva as coisas para poder se lembrar melhor

Anotar as coisas em um papel pode ser uma ótima ideia, principalmente para as pessoas mais esquecidas. É normal esquecermos aniversários, datas de consultas e outros compromissos. Manter uma agenda, um bloco de anotações pode nos ajudar muito a lembrar de nossos compromissos e outras coisas importantes, além de ser uma ótima ferramenta para a organização das tarefas diárias.

hábitos-que-ajudam-você-a-se-organizar-1

2 – Faça prazos para si mesmo

Pessoas organizadas não perdem tempo. Elas sabem que manter as coisas ajeitadas caminha lado a lado com permanecer produtivo. Organizar seu próprio tempo é fundamental, fazendo prazos e metas para conseguir cumprir tudo a curto prazo. Anotar tudo que queremos conquistar durante o ano ou os próximos meses ou dias também é uma ótima ideia.

Businessman Drawing Goal Concept on a Note Pad

3 – Não adie o que você pode fazer agora

Quanto mais tempo você esperar para fazer alguma coisa, mais difícil será para conseguir. Se você quer que sua vida seja menos estressante e menos exigente, organize suas metas o mais rapidamente possível. Mesmo na hora que a preguiça bater, seja mais forte e faça o que você precisa fazer agora.

hábitos-que-ajudam-você-a-se-organizar-6

4 – Arranje um lugar para cada coisa

Pessoas organizadas têm facilidade de encontrar suas coisas, pois guardam tudo em seus devidos lugares, economizando tempo para encontrar seus objetos. Já as pessoas desorganizadas e bagunceiras, gastam tempo demais procurando o que elas perdem em suas próprias casas. Arranje um lugar para cada coisa e, se for preciso, rotule os espaços de armazenamento.

hábitos-que-ajudam-você-a-se-organizar-4

5 – Arranje um tempo só para você

Encontre um tempinho durante a semana para organizar sua vida pessoal, não deixe que as coisas percam o controle ao ponto de você viver cansado ou estressado sempre. Por isso, é importante tirar um dia inteirinho para ajeitar tudo que está desorganizado.

hábitos-que-ajudam-você-a-se-organizar-7

6 – Guarde só o que você precisa

Quanto mais coisas desnecessárias você tem, maior é a desordem na sua casa e na sua vida. Pessoas organizadas só têm por perto o que elas realmente precisam. Ter menos coisas também significa que você pode desfrutar melhor delas ao invés de deixar metade do que você possui recolhendo poeira. Lembre-se de se livrar de artigos velhos que você não utiliza mais, assim terá mais espaço e menos bagunça.

hábitos-que-ajudam-você-a-se-organizar-8

7 – Saiba onde descartar itens

Faça o que puder para se livrar de coisas antigas e sem utilidade, pois menos material significa menos confusão. Faça doações, recicle, jogue coisas sem utilidade fora. Tire um dia apenas para você descartar o que não precisa mais.

doacao

8 – Fique longe de pechinchas

Muitas vezes, compramos coisas que não precisamos apenas por que estão em promoção. Ao invés de comprar o que não está no seu orçamento e acabar fazendo dívidas, faça uma lista do que você realmente precisa, e daí sim, escolha o que cabe na sua casa e no seu bolso. Sair aproveitando todas as pechinchas só por que o preço é baixo faz, muitas vezes, você acumular  o que não precisa. Economize.

hábitos-que-ajudam-você-a-se-organizar-2

9 – Delegue responsabilidades

A vida de uma pessoa organizada não está sobrecarregada com responsabilidades, reuniões e prazos. Na verdade, essas coisas foram organizadas de uma maneira a não sobrecarregar. Olhe para a sua lista de coisas para fazer e remova coisas dela ou passe para outra pessoa, e você terá menos estresse.

hábitos-que-ajudam-você-a-se-organizar-13

10 – Trabalhe duro

Coloque um pouco de esforço em tudo. Na verdade, coloque um grande esforço quando necessário, principalmente para organizar a sua vida, e terá bons resultados.

hábitos-que-ajudam-você-a-se-organizar-12

Ser organizado é um estado de espírito que, felizmente, pode ser alcançado por todos. O caminho para a organização é simples, mas o primeiro passo precisa ser dado – e depende unicamente de você.

Fonte: Lifehack

Gostou? Deixe seu comentário :)