Um rio embaixo d’água? | Caverna submersa guarda um belíssimo e fascinante fenômeno natural

Posted on

Na Península de Yucatan, localizada no México, ocorre um curioso fenômeno em um tipo de caverna subaquática, o Cenote Angelita.

Cenote é uma cavidade natural, geralmente redonda, em rochas, que expõe a água subterrânea armazenada. Tais formações geológicas são comuns na Península de Yucatan, mas Cenote Angelita guarda algo especial.

O que se forma em Angelita é um rio submerso composto de água salgada que não se mistura com a água doce da caverna subaquática.

Olhado da superfície não se vê mais do que uma lagoa comum, mas ali está escondida uma incrível paisagem, 30 metros abaixo.

cenote-angelita_2

A formação do Cenote é de água doce, mas encontra água salgada em suas profundezas, dando a impressão de que corre um rio submerso. O fenômeno ocorre devido à variação de densidade entre os dois tipos de água, que são incapazes de se misturar. Além disso, há uma camada de Sulfeto de Hidrogênio (H2S) entre a água doce e salgada, definindo ainda mais as superfícies e dando o aspecto sombrio da névoa.

underwater-river-cenote-angelita-mexico-7

Maya Diving, que oferece mergulhos para Angelita, descreve: “Da superfície, você olha e vê apenas água azul. […] A cerca de 18 metros, você começa a ver o que parece um estanho fundo delgado abaixo de alguns troncos desfolhados e fantasmagóricos, com galhos saindo dele. Conforme vai ficando claro, você começa a sentir o efeito da narcose ao mesmo tempo que percebe um tênue nevoeiro abaixo. Você para sobre a nuvem e olha ao redor, tudo parece surreal, e um sentimento fantasmagórico toma conta, amplificado pelos efeitos do nitrogênio no cérebro”.

underwater-river-cenote-angelita-mexico-8

underwater-river-cenote-angelita-mexico-6

underwater-river-cenote-angelita-mexico-5

underwater-river-cenote-angelita-mexico-3

underwater-river-cenote-angelita-mexico-2

underwater-river-cenote-angelita-mexico-1

Além de muito legal, ainda serve para refutar todos os céticos de Bob Esponja. 😀

Bob-Esponja

Fonte: Ripley's

Gostou? Deixe seu comentário :)