Estes são 15 dos mais lindos lagos de crateras ao redor do mundo

Posted on

Os lagos de crateras são incríveis formações naturais que podem ser originadas das atividades dos vulcões ou quedas de meteoritos. Quando o vulcão está inativo durante muito tempo, a quantidade de chuva recebida por ele acaba sendo maior do que a evaporação e a infiltração, formando os lagos de crateras.

Essas maravilhas podem ter diversas cores; alguns são verdes, outros são azul-turquesa e alguns têm cores avermelhadas. Conheça abaixo os 15 mais belos lagos de crateras do mundo – dois deles estão localizados perto de nós, na América do Sul.

1. Lago de Cratera, Mount Mazama – Oregon (EUA)

O Lago Crater ou Lago de Cratera de Oregon, possui cerca de 600 metros de profundidade e está situado numa caldeira de vulcão já extinta. É o segundo lago mais profundo da América do Norte e o mais fundo dos Estados Unidos. A paisagem é mágica e , em contraste com o céu, fica ainda mais bonita.

lagos-crateras-1

2. Lago de Cratera Albertine Rift – África

O Lago Albertine na África foi formado por várias explosões vulcânicas, e ao seu redor se encontram as mais altas montanhas da África. Suas águas são mais escuras, tornando-o um pouco diferente dos demais.

lagos-crateras-2

3. Lago de Cratera Mount Pinabuto–Luzon, Filipinas

O vulcão Pinabuto passou mais de 400 anos adormecido, até que em 1991 teve sua última erupção, que foi a segunda maior erupção do século XX. A água é de cor azul-turquesa, o que encanta mais ainda o lugar, que já é rodeado de belezas naturais.

lagos-crateras-3

4. Lago de Cratera de Quilotoa – Equador

Esqueça o vulcão em erupção e pense em um lago azul que muda de cor com a luz do sol. Esse é o Lago de Cratera de Quilotoa, no Equador, um dos mais belos da América do Sul.

lagos-crateras-4

5. Lago de Cratera Kelimutu Crater – Ilha de Flores, Indonésia

A Indonésia já chama atenção por ser um local com inúmeras ilhas e paisagens que atraem turistas de todo o mundo. E é lógico que é de lá alguns dos lagos de cratera mais bonitos do mundo. A Ilha de Flores possui três diferentes lagos de cratera, todos de cores diferentes. Um é azul, e os outros são vermelho e verde.

lagos-crateras-5

6. Lago do céu, Montanha Baekdu – China, Coréia do Norte

Na fronteira da China e da Coréia do Norte se encontra este lindo lago de cratera, que também é chamado de Heaven Lake. Em algumas épocas, como os meses de junho e outubro o lago se transforma em gelo.

lagos-crateras-6

7. Lago de Cratera Licancabur – Chile 

Coberto por camadas de gelo, o Licancabur está localizado mais precisamente na fronteira entre Chile e Bolívia. Seu topo possui uma altura de 5.916 metros, por isso, é possível visitá-lo apenas acompanhado por guias turísticos especializados em alta montanha.

lagos-crateras-7

8. Lago de Cratera Taal Volcano – Filipinas

O Taal Volcano é bastante procurado pelos turistas das Filipinas. Os guias oferecem a travessia no lago, que é feita com barcos típicos da região. Além disso, é possível subir no topo e curtir a ótima paisagem que o local oferece.

lagos-crateras-8

9. Lago de Cratera, Monte Katmai – Alasca, Estados Unidos

Este lago complexo localizado no sul do Alasca foi formado em 1912, depois da erupção Novarupta.

lagos-crateras-9

10. Lago de Cratera Viti Geothermal – Askja, Islândia 

Esse lago foi formado depois de uma grande erupção ocorrida em 1875, sendo o segundo lago de cratera mais profundo da Islândia. Seu nome, Askja, é em referência às caldeiras encontradas ao redor das montanhas próximas.

lagos-crateras-10

11. Lago de Cratera Kerid – Islândia

Esse é um dos lagos que mais chamam atenção, pelas cores formadas ao seu redor. O lago da cratera Kerid está localizado em uma rota turística popular chamada Círculo de Ouro.  A razão por que a cratera continua tão visível é que este lago tem metade da idade da maioria dos outros, cerca de 3.000 anos de idade.

lagos-crateras-11

12. Lago de Cratera Yak Loum – Ratanakiri, Camboja.

Esta cratera está localizada nas florestas tropicais densas do Camboja. Há 4.000 anos, um vulcão violento criou este lago de 157 metros de profundidade, que possui águas limpas e claras.

lagos-crateras-12

13. Lago de Cratera Deriba, Jebel Marra – Durfur, Sudão

O vulcão Jebel Marra explodiu cerca de 3.500 anos atrás e formou este belo lago de cratera no Sul do Sudão. O vulcão  é considerado dormente, não extinto. O que significa que pode entrar em erupção a qualquer momento.

lagos-crateras-13

14. Lago de Cratera Mount Ruapehu – Nova Zelândia

Ruapehu é conhecido como um dos maiores e mais ativos vulcões do mundo. O lago da cratera profunda descansa no centro dos 3 grandes picos e se enche de água a cada erupção.

lagos-crateras-14

15. Lago de Cratera Okama Mt. Zao – Honshu, Japão

Há um grande número de vulcões ativos na região do Norte Honsh. Uma vez que este lago de cratera muda de cor com o tempo, ele ganhou o apelido de “Cinco cores”. A erupção do vulcão por volta de 1.720 foi a responsável pela formação lago profundo que atrai muitos turistas.

lagos-crateras-15

Via: Awareness Time

Gostou? Deixe seu comentário :)