Já para a cama! | 13 Dicas sensacionais para você dormir mais rápido e como um bebê

Publicado em

Dormir é uma das melhores coisas que existem – bem, isso se você consegue dormir! No mundo de hoje, no qual todos, inclusive as crianças, vivem cheio de tarefas e problemas e em que tudo tem que ser resolvido pra ontem, é complicado chegar na hora mais esperada do dia e não conseguir “pregar” os olhos.

É como ver o paraíso pegar fogo! Mas, saiba que existem algumas técnicas que ajudam a relaxar o corpo, esvaziar a mente ou até mesmo diminuir suas preocupações, deixando o caminho livre para o sono fazer dos nossos corpos, um lar. Por isso aqui vão 13 dicas para dormir mais rápido e melhor. Ah, não é mágica, mas não custa tentar.

1 – Monte uma rotina para dormir

Você pode estar pensando “ah, mais uma rotina na minha vida…”, mas eu prometo que essa será para o seu bem. Criar uma espécie de ritual antes de dormir ajuda a preparar o corpo e a mente para o sono. Coisas simples como tomar um banho quente, tomar um copo de leite ou ler um livro logo antes de dormir criam uma associação mental para a hora de dormir. Tente seguir essa rotina por alguns dias, sem quebrá-la, e seu corpo e mente estarão programados.

bom_sono09

2 – O seu quarto deve ser o seu templo do sono

Na hora de dormir, o seu quarto precisa estar adequado, pois, você pode não saber, mas nossos corpos precisam de certas condições ambientes para dormir. A primeira delas é a temperatura, que deve ficar entre os 18 e os 22 graus, de preferência, afinal, todos sabemos que calor demais ou frio demais não são nada legais pra dormir.

A segunda condição básica, seria ter no ambiente o mínimo de iluminação possível, portanto, apague o abajur e feche as cortinas. A terceira condição, seria a eliminação de qualquer fonte de barulho externa que possa atrapalhar o sono; vale dar uma panelada na cabeça do vizinho que inventa de ouvir música alta tarde da noite – brincadeira gente, não façam isso! hehe

3 – Não use o celular como despertador

A menos que você coloque-o num lugar cujo alcance tenha que fazer você levantar da cama, não use celulares como despertadores, pois, em caso de insônia, é comum se sentir atraído pelos aplicativos ou mesmo pela internet móvel numa tentativa de “esperar o sono chegar”; mas acredite, dessa forma você poderá ficar acordado durante muito mais tempo.

bom_sono03

4 – Respire profundamente

A respiração profunda é uma das técnicas de relaxamento mais utilizadas no mundo, e sabe por quê? Porque funciona. Respirar profundamente por algumas vezes diz ao corpo que já é hora de relaxar.

5 – Relaxe os músculos dos pés

São nossos pés que nos suportam o dia inteiro, não os nossos amigos 😛

Às vezes o cansaço na região inferior do corpo é tão grande que fica difícil até mesmo dormir; muito provavelmente você já sentiu isso. Para relaxar essa região ao deitar, estique os pés apontando os dedos para a frente, como se estivesse se espreguiçando ou alongue-os com ajuda das mãos. Faça na sua preferência: uma perna de cada vez ou ao mesmo tempo; de forma prolongada ou curta, com repetições sucessivas.

bom_sono01

6 – Mantenha a mente ocupada com um exercício mental

Se contar ovelhas não funciona para você, tente contar regressivamente de 100 a 0, mas só com os múltiplos de 3 (99, 96, 93, 90…); segundo especialistas, essas contagem em ritmo induziria ao sono mais rapidamente.

Uma técnica que eu uso (inventada por mim mesmo, eu acho, pois não vi em lugar algum) e que funciona pra mim é, de olhos fechados, imaginar que o meu quarto vai ficando todo branco, começando pelas paredes, pelos móveis, pelo chão, depois a cama, até que eu só consiga enxergar a cor branca, sem mais nada. Isso me ajuda a dormir naqueles dias em que a mente não quer parar de pensar e sempre funciona.

bom_sono02

7 – Levante da cama

Ao passar mais de 30 minutos tentando dormir, levante-se e vá fazer qualquer coisa como ler um livro, beber uma água, olhar o céu pela janela, mas não fique deitado.

A doutora Walia Harneet do Centro de Distúrbios do Sono da Clínica Cleveland, Estados Unidos, afirma que quando passamos muito tempo na cama sem dormir, estamos dizendo ao corpo que a cama não é um lugar para dormir, mas para deitar e ficar acordado! Interessante, não?

8 – Esqueça os seus problemas

Como se diz por aí, até parece que os problemas serão resolvidos enquanto você está dormindo! E é bem isso mesmo; de que adianta ficar pensando nas coisas que precisam ser resolvidas justo na hora de dormir? Em vez disso, escreva TUDO num papel: problemas, angústias, preocupações e tenha uma boa noite de sono. Este é um ótimo exercício, pois alivia a mente e diminui a ansiedade.

 

9 – Afaste-se do despertador

Uma das piores coisas que existem é o remorso ou a ânsia por não estar dormindo. Deixar o seu despertador (celular, tablet, relógio ou o que seja) por perto, faz você querer ver que horas são, deixando-o preocupado por não ter conseguido dormir.

bom_sono04

10 – Imagine coisas boas

Force a mente a pensar em situações que lhe tragam paz interior, como um belo dia na praia, uma ida ao campo, um banho de cachoeira, etc.

bom_sono05

11 – Faça exercícios durante o dia

Se o seu corpo não tem necessidade de descansar durante a noite, ele não irá. Portanto, certifique-se de fazer exercícios suficientes durante o dia, de qualquer tipo. Além de uma saúde melhor, você terá um sono melhor.

12 – Escolha um travesseiro melhor

Sabe aquelas cenas de filme em que a criança leva o travesseiro para dormir na casa do amigo? Bem, isso pode até parecer um exagero, mas tem seu fundo de verdade. Perca o tempo que for necessário para encontrar um travesseiro que se adeque a você, pois essa pode ser a diferença entre o sono dos deuses ou o inferno dos pecadores.

O ideal seria um travesseiro de dureza média, pois ele precisa apoiar tanto a cabeça quanto o pescoço; vale a pena investir nos hipoalergênicos que protegem contra ao pó e à proliferação de ácaros.

bom_sono10

13 – Procure um médico

Chato terminar essa lista assim, mas é o que ser feito caso você sinta que a sua falta de sono é crônica; há muitos fatores que provocam os distúrbios de sono e somente um médico poderá indicar um tratamento mais efetivo. Não hesite em procurar ajuda.

Via Acción Preferente

 

Gostou? Deixe seu comentário :)